Friday, 27 August 2010

Balneário Caomboriú é um dos 65 Destinos Indutores do fluxo turístico do Brasil.

Entre os 65 destinos indutores de turismo do país, aqueles destinos que tem a capacidade de atrair e distribuir turistas para toda a região que pertence, Balneário Camboriú é um dos três melhores em organização através do seu Grupo Gestor, entidade que trabalha em parceria e colhendo informações técnicas em prol do Conselho Municipal de Turismo – Comtur. Por isso, a cidade foi escolhida e sediou, nos dias 26 e 27 de agosto, o evento piloto Workshop sobre Empreendedorismo e Liderança Coach.


A capacitação foi uma iniciativa do Ministério do Turismo e Instituto Marca Brasil e acontecerá em todos os destinos indutores com os grupos gestores. Segundo explica o consultor do Instituto Marca Brasil e Ministério do Turismo, Álvaro Ornelas, Balneário Camboriú se mostrou um município organizado e apresentou dados bem trabalhados nos aspectos do turismo local. “Esse trabalho irá servir de base para aumentar a competitividade do destino, por isso, o Grupo Gestor é um grande aliado do Conselho Municipal de Turismo e esse levantamento irá resultar em uma cultura de cooperação entre os atores para desenvolver o turismo da cidade e da região”, avaliou Ornelas.

O consultor explicou que os workshops – serão três no total – servirão para desenvolver a liderança, respeitando culturas e egos. Irão dar ferramentas para o sistema de gestão do destino indutor com métodos de trabalho que irão favorecer os trabalhos dos Comturs dos 65 municípios indutores do Brasil.

“O Ministério do Turismo irá conhecer os dados de Balneário Camboriú feitos por Balneário Camboriú mesmo. Isso se chama Gestão de Processos. O que a gente quer, é uma cultura de gestão inovadora para a cidade para que ela seja não apenas no presente, mas também no futuro um destino destaque no turismo”, informa.

Durante o workshop do Mtur e Marca Brasil, o Grupo Gestor apresentou resultados considerados mais que satisfatórios. Os membros do GG receberam noções sobre competências, como a cognitiva (aprender a aprender), produtiva (aprender a fazer), interpessoal (aprender a conviver) e de ponta (aprender a lidar com o futuro).

Segundo a consultora do Instituto, Maude Piva, Balneário Camboriú é o 3º a mostrar que fez o dever de casa. “Balneário Camboriú precisava um Grupo Gestor como o que foi formado, e vemos o envolvimento do secretário de Turismo. Sem dúvida, aqui o grupo andou”, confirma.

Para o secretário municipal, Ademar Schneider, é uma satisfação ter um Grupo Gestor participativo e que vem a fortalecer o trabalho do Comtur.  É um grande prazer poder sentir a sociedade se mobilizando e participando no processo de administração pública”, Analisa Ademar.


Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico  
Assessoria de Imprensa - (47) 3367-8122  
Texto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)
Fotos: Divulgação
www.secturbc.com.br
imprensa@secturbc.com.br

Publicado em: https://www.secturbc.com.br/turismo/pt-br/noticia/ministerio-do-turismo-realiza-workshop-piloto-em-balneario-camboriu