O Instituto Marca Brasil realizou hoje, durante as atividades do Salão do Turismo, a primeira reunião com os representantes dos 10 municípios que estão recebendo o Projeto Rio Competitivo: Arraial do Cabo, Cabo Frio, Itatiaia, Niterói, Nova Friburgo, Resende, Teresópolis, Valença, Vassouras e Maricá.
Na ocasião, o representante do Ministério do Turismo, Amilton Viana, que é assessor da Setur e também pertence à diretoria do TurisRio, destacou que o Rio de Janeiro necessita de um processo de reorganização em sua atividade turística, em virtude do momento estratégico que está passando. "O nosso estado está prestes a sediar dois grandes eventos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas; portanto, é preciso que todas as nossas cidades estejam preparadas para receber com excelência os turistas", disse Viana. E, para isso, segundo ele, "o Projeto Rio Competitivo surge justamente para capacitar nossos atores, verificando deficiências e alinhando pensamentos”.
Durante a cerimônia, foi feita uma avaliação do Módulo 1, e todos puderam expor as dificuldades e as expectativas para a próxima etapa, em agosto.
De acordo com o secretário de turismo de Resende, Reinaldo Raeele, sua grande preocupação é com o comprometimento dos empresários: "Sem a participação de todos, nada vai para frente... Por outro lado, a expectativa é grande para o Módulo 2, pois já teremos a oportunidade de mostrar o que vem sendo feito e as reais melhorias".
Já em Itatiaia, por exemplo, a situação é outra. Segundo Roberta Dias, secretária de turismo do município, a implantação do Módulo 1 contou com a adesão absoluta dos empreendedores, pois há muito já era desejo da cidade ser um destino indutor: "Quando surgiu o Projeto, e Itatiaia foi selecionada, nós percebemos imediatamente a importância do Índice Competitividade para o desenvolvimento do setor em nosso destino".
Além disso, Roberta Dias destacou que os municípios precisam perceber a importância de um projeto como o Rio Competitivo, sobretudo neste momento em que "estamos na rota dos grandes eventos, e temos que nos preparar para receber o grande número de turistas que está previsto". Por fim, finalizou a secretária: "E com o knowhow que o IMB tem em gestão, eu só consigo visualizar coisas boas para o futuro dos nossos destinos".
Até novembro, o IMB vai entregar aos municípios um cronograma de atividades para o próximo ano, com os encontros e inserções de seus consultores em cada destino.