Monday, 28 October 2013

FUTOURISMO > Destinos Turismo Integradores RJ

 Petrópolis/RJ


Conhecida por abrigar a residência da família imperial brasileira, Petrópolis é um museu ao ar livre dos mais bem conservados do mundo. 

A cidade de Petrópolis foi fundada pelo Imperador Dom Pedro II, no dia 16 de março de 1843, nas terras da fazenda do Córrego Seco, que havia sido adquirida pelo Imperador Dom Pedro I, durante suas viagens entre o Rio e Minas Gerais, em 1830. Denominada também de Cidade Imperial, Petrópolis tornou-se o reduto de artistas, intelectuais e nobres, que se instalaram em suntuosas mansões ou em opulentas residências.

Lá está boa parte da história do Brasil, desde os tempos do império. Suas ruas de pedra, charretes, ruas largas e bastante arborizadas dão um ar de charme e romantismo à cidade. Como está a 800m acima do nível do mar, seu clima é bastante ameno, o que se tornou o local ideal para os muitos imigrantes europeus que aportaram por aqui.

Possui uma estrutura bastante sofisticada para o turismo e além de seus museus lindíssimos, ainda há diversos passeios para as cidades vizinhas. Em Teresópolis, por exemplo, está o principal centro de treinamento da seleção brasileira de futebol, que é muito procurado por turistas e amantes do futebol.

A cidade oferece ainda com um calendário de eventos anual, com programação de  festas e comemorações, exposições e festivais. Nesses períodos, Petrópolis recebe muitos visitantes, que vem apreciar e participar dos eventos como a Bienal do Livro, o Festival de Inverno, o Circuito Gastronômico, entre outros.

Destaques:



Museu Imperial – Abriga a coroa do imperador, além de mobiliário, jóias e quadros. Possui ainda um dos mais importantes arquivos históricos do Brasil,  e um jardim com cerca de 100 espécies.






Parque da Serra dos Órgãos – Curiosas formações rochosas desafiam a habilidade de montanhistas. Criado em 1939, seus 11.800 hectares abrigam orquídeas, ipês, cedros e espécies ameaçadas de extinção.




Casa de Santos Dumont – Foi residência de verão do "pai da aviação". A construção de 1918 exibe, além de objetos pessoais, duas criações do inventor: o chuveiro e a escada, que tem degraus para apenas um dos pés.




Palácio de Cristal – Com estrutura metálica e vedação de vidro, foi fabricado na França. Palco de vários bailes históricos, ali a Princesa Isabel assinou a libertação de 103 escravos pouco antes da abolição da escravatura.

Saturday, 19 October 2013

FUTOURISMO > Destinos Turisticos Integradores II

 

Nova Friburgo

Juntamente com os municípios de Petrópolis e Teresópolis, Nova Friburgo faz parte da Região Serrana do Rio de Janeiro, que é muito procurada pelos turistas, principalmente nas épocas de inverno e verão, por terem um clima agradável e paisagens exuberantes.

Considerada a Suíça brasileira, a cidade de Nova Friburgo tem mil encantos e estórias para contar. Belezas naturais, hospitalidade, tranquilidade e uma ótima culinária atraem toda a família em busca de paz e diversão. Restaurantes aconchegantes especializados em fondues, acompanhados de um bom vinho, são as melhores escolhas para curtir o clima frio da região. Durante o dia, as opções de passeio são diversas, tais como conhecer o Country Clube ou visitar a Praça Getúlio Vargas. Além disso, o destino é um pólo de confecção de lingeries, o que atrai grande parte dos turistas.

Destaques:


Praça Getúlio Vargas –
 Tombada pelo IPHAN como Patrimônio Nacional, a principal praça da cidade possui eucaliptos centenários, um parquinho infantil e um chafariz. Nos finais de semana, há barracas de artesanato, e algumas senhoras trazem os seus deliciosos doces caseiros para oferecer aos turistas.



Nova Friburgo Country Clube – É um dos mais tradicionais clubes da cidade, e um dos pontos turístico mais visitados. Possui uma área de 225 mil metros quadrados, dos quais 80 mil fazem parte de um belíssimo jardim.  Além de ser um dos cartões postais da cidade, o local é também palco de festas e de expressivos eventos.



Trilhas do Araçari –
 Oferece uma ótima comida natural, sem agrotóxicos, cujos ingredientes o cliente pode colher diretamente da horta. A casa disponibiliza também locação de bicicleta para passeios, oficinas ecológicas, turismo pedagógico e harmonização dos pratos com cervejas artesanais produzidas na cidade.

Wednesday, 9 October 2013

FUTOURISMO > Destinos Turísticos Integradores.

 Teresópolis/RJ

Teresópolis conjuga a beleza de sua vegetação com o charme de sua gastronomia requintada, seus atrativos histórico-culturais e as oportunidades de compras.

Teresópolis conta com diversas pontos turísticos de interesse histórico, ecológico e cultural. Nacionalmente conhecida pela prática do montanhismo, a cidade possui inúmeros atrativos naturais, como o exuberante Parque Estadual dos Três Picos. Além disso, Teresópolis é também muito diversificada em sua culinária, com destaque para o chocolate e para a produção de cervejas artesanais. Restaurantes e bares movimentam a vida noturna da cidade, sendo reconhecidos e premiados pela sua excelência no atendimento e pela sua qualidade internacional. Outros atrativos do município são os seus eventos, como o carnaval, que atraem um grande público tanto da cidade quanto de outros municípios.

Destaques:


Castelo Montebello Medieval – Construído em 1927, para confraternizações da alta sociedade local, o castelo possui traços que remontam épocas vividas pelos senhores, os quais erguiam ainda a bandeira do feudalismo.




Parque Estadual dos Três Picos – Com 46.350 hectares, é o maior parque ecológico do estado do Rio de Janeiro, e representa 75% de toda a área verde protegida. Seu nome é uma relação direta com os Três Picos, parte de um imponente conjunto de montanhas com cerca de 2.350 metros de altitude.



Feira de Artesanato de Teresópolis – Também conhecida como Feirinha do Alto, existe desde 1983 e reúne artesãos de diversos ramos artísticos em mais de 700 barracas, com destaque para as peças de vestuário. Possui área de alimentação e eventos. Está localizada na Praça Higino da Silveira, no Bairro do Alto.


Villa St Gallen – Um local destinado aos amantes da cerveja, que remete ao vilarejo de Sankt Gallen, na Suíça – de onde foi tirada a inspiração para o nome da cervejaria Theresópolis – recebeu o nome de Bistrô 1912, em homenagem ao idealizador da cervejaria, Alfredo Claussen, que começou a fazer cerveja nesta data, resgatando as receitas de sua família dinamarquesa.