Friday 10 January 2020

Desafio do Trade Turístico.

Comercialização turísticas em agências de viagem.

*Álvaro Ornelas, texto adaptado do original de   **Otávio Demasi

Na segmentação do mercado, repousa um grande trunfo às agências, pois aí podem dar atenção à clientela, oferecendo produtos e serviços na mais íntima necessidade e desejo do cliente. Outro ponto diferencial é a montagem de roteiros em parceria comerciais e em rede de cooperação para a promoção e apoio à comercialização de pacotes, serviços que resultam em uma experiência turística.


Abrir uma agencia de viagem é uma opção que atrai muitos interessados. O número de micros e pequenas agências surgidas na última década e que antes de dois anos fecharam é enorme, devido à falta de conhecimento técnico e de comercialização.           

Os que desconhecem o setor, devem inteirar-se de suas múltiplas características, através de visitas técnicas a agências em funcionamento, operadoras, transportadoras turísticas, locadoras de automóveis, companhias aéreas, empresas de eventos, de reservas entre outros, além de participarem de cursos básicos, que são fundamentais ao bom desempenho profissional e empresarial, adquirindo literatura técnicas de apoio e manuais técnicos. O conhecimento da entidade classista é de bom alvitre e fundamentalmente toda a mídia especializada e outros meios de comunicação de massa.    

Outros passos são: local (analisar concorrentes, facilidades de locomoção, estacionamento, clientela potencial na região); nome (sugestivo, forte e ou de franquia); logomarca (criativa e marcante); decoração e ambientação (cativante, acolhedor e que dê status ao cliente); equipamentos (telefone, fax, computador usados para reservas, cadastro, controle); folheteria (bom gosto, informativa, persuasiva –própria- e com terceiros).

Dentro do conceito de que conhecendo os impulsos dos consumidores, mais poderemos motiva-los, cabe realizar levantamentos diversos: análise de perfis, sócio-econômico, gosto, necessidades, que nos levará a oferecer entre outros: venda de passagens, locações, evento, excursões, fretamento, translado, intercâmbio, documentação e ou receptivo. Cabem ações sistemáticas de divulgação, promoções, relações públicas, mala direta, publicidade, participação em feiras e congressos, buscando vender mais com o menor custo operacional e no menor espaço de tempo. Cabe atentar sempre ao pós-venda.



Na segmentação do mercado, repousa um grande trunfo às agências, pois aí podem dar atenção à clientela, oferecendo produtos e serviços na mais íntima necessidade e desejo do cliente. Outro ponto diferencial é a montagem de roteiros (em parceria com agência do núcleo receptor/próprio) com baixo custo e duração na medida do interesse do (a) comprador (a), comercializando-os entre colegas de trabalho, amigos, famílias. No receptivo, repousa um filão interessante, desde que sejam conhecidas todas as potencialidades e motivações da localidade e região, oferecendo múltiplas opções para todos os gostos bolsos e idades o ano inteiro.

A utilização do computador com acesso à internet, se bem explorado, nos permite conhecer detalhadamente setores profissionais, entidades, empresas e através do correio eletrônico (e-mail) oferecermos a mais ampla gama de oportunidades de compra, mas o aspecto mais profundo é possibilitar a custo reduzido conhecer meandros de públicos em detalhes, que numa pesquisa comum teria alto custo e levaria longo tempo. Desta forma vende-se para o mundo de um único local.  


Sem esgotar o assunto, devemos atentar sempre para: preço (justo, não importa o quanto), qualidade, acordos, comissionamentos, fornecedores, equipamentos, política de vendas e creditícia e outros, que farão os nossos serviços desejados deixando de ser mais um ponto no mercado.

Suce$$o sempre, 

Ornelas. 

#TURISMO #Ecoturismo #TourDaExperiência #EssenciaNAUTICA

*Ornelas é um think tank da Essência Náutica do Brasil. Foi o coordenador voluntário do GTT NAUTICO SC (2011-2017). Fundador e Presidente da ANCORA (Ass. Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil) também desenvolveu o Pólo Náutico de Tijucas por meio do conceito SMART SEA criado por sua empresa, a OSN CONSULTORIA. É sócios em marinas no Brasil e fundou o Complexo Náutico TMC.  

** Otavio Demasi nasceu na cidade de São Paulo, em 1947. Cresceu no bairro de Santo Amaro e passou sua infância brincando muito. Terminou o ginásio com ajuda de sua namorada Clarice. Começou o primeiro ano de faculdade de administração de empresas, mas não concluiu. Desde pequeno escrevia em jornais e seu amor por pesquisas e sua grande influência jornalística fizeram com que ele se encantasse pela área de turismo. Assim, passou a trabalhar e desenvolver um curso de turismo no Senac.

Referência Bibliográfica:
19/12/2019 – Álvaro Ornelas contato https://www.facebook.com/ORNELAS10
28/4/2003 – Otávio Demasi contato https://twitter.com/demasi40963 

Imagem:
19/12/2019  - Banco de imagens , free sample. 
17/12/2019 - Agência Amazonas, Manaus 

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