Monday, 13 June 2022

TENDÊNCIA INTELIGENTE: PERMACULTURA NOVO MODO DE VIVER E CONVIVER.


O que é Permacultura?

Por Álvaro Ornelas*

Permacultura uma palavra que carrega “permanente” e “agricultura” (uma palavra dos sentidos de “cultura" e "permanente"), trata-se de uma forma sustentável de agricultura, que consiste em projetar sistemas mais sustentáveis e eficientes.

Essa filosofia, está atrelada a um forte código ético e seus princípios tornando se a cada dia mais aplicável em escalas maiores como na vida privada e em nossa sociedade, deixando de pertencer exclusivamente aos campos de cultivo, mas passou a ocupar a cada espaço do cotidiano. Podendo ser aplicado em todos momentos de nossa vida.

Formada por três valores éticos distintos, a sua aplicabilidade está dentro de cada pessoa que passa a viver e conviver com MAIS CUIDADO AO SER HUMANO, CUIDADO COM A TERRA e a REDISTRIBUIÇÃO DE BENEFÍCIOS. E os valores são aplicados em 12 princípios. 



Figura 1 - David Holmgren através do livro “Permacultura: princípios e caminhos além

da sustentabilidade”, publicado em português no Brasil em 2013. Segundo Holmgren (2013, p.12),

Durante os anos 70, dois australianos Bill Mollison e David Holmgren publicaram um livro, no qual explicam o conceito de permacultura. Eles foram inspirados por diferentes modos de vida e agricultura, antigos e novos, e o conceito continua evoluindo à medida que a ciência continua avançando nessa área.

Os três valores maiores são “aplicados” quando entendemos e agimos conforme os 12 princípios da PERMACULTURA.

Claude Bourguignon explica que revirar o solo e usar pesticidas empobrece o solo da pior maneira e o torna impenetrável para a água. Portanto, esse empobrecimento do solo leva à redução da produtividade dos solos e da qualidade dos produtos. Nesse contexto, alguns agricultores aderiram ao movimento e iniciaram a permacultura para enriquecer seu solo. Diferentes técnicas (antigas e novas) ajudam os agricultores a aumentar a fertilidade do solo criando ecossistemas reais em que cada microrganismo tem um papel preciso a desempenhar. O modo de cultivo mais comum é o cultivo em montículo. Com efeito, este método permite um aumento de 20% das terras cultiváveis, e um enriquecimento dos solos; e sua produção é muito superior quando comparada com a lavoura. Esta técnica é justificada pela visão da cadeia alimentar.

De fato, tradicionalmente a vemos como uma pirâmide, mas na permacultura, é uma visão circular. Isso significa que cada elo da cadeia alimentar tem um duplo papel: eles comem algum ser vivo e alimentam outros sendo comidos ou com seus excrementos, por exemplo. 


Figura 2 - Visão tradicional da cadeia alimentar (pirâmide) e da permacultura (circular) –

(©Le Guide du Permaculteur Débutant – V2)

Tomemos um cultivo de tomate ameaçado por pulgões. Duas reações possíveis para o agricultor. De forma tradicional, o agricultor tratava as plantas com inseticidas para erradicá-las. Mas no processo permacultural, em vez de colocar produtos químicos, o agricultor introduzia joaninhas (eles gostam de tomates) no ecossistema para regular o número de pulgões de forma natural, sem destruir todos os organismos vivos. E com o tempo, a presença de joaninhas terá consequências positivas na biomassa polinizando flores, por exemplo.

Assim, o objetivo preciso da permacultura é otimizar os ecossistemas, ajudando-os a serem o mais ricos possível. Mas essa otimização será feita de forma natural, incluindo insetos, animais e microrganismos naturais. Para fazer isso, os agricultores são ajudados com um conhecimento aprimorado a cada dia sobre como o nosso meio ambiente funciona. É o mesmo método para fontes naturais de energia nas fazendas. Eles encontraram uma boa alternativa para o cultivo em estufa em "La Ferme du Bec Hellouin", uma referência em permacultura francesa.

Na França, todas as estufas são aquecidas com eletricidade, mas nesta fazenda elas produzem calor natural. As plantas que necessitam de muito calor são colocadas por cima das galinhas ou quaisquer animais, para beneficiar deste calor natural. Aqui, cada elemento do ecossistema da estufa é utilizado para contribuir para o bem-estar dos demais. Esta é claramente a visão circular da cadeia alimentar, onde cada ser vivo tem múltiplos papéis dentro do ecossistema. Na mesma linha, colocar plantas frágeis em uma floresta trará muitos efeitos positivos. Podemos pensar na proteção que a floresta dá durante uma tempestade, por exemplo. As árvores também, com suas folhas caídas, fornecerão nutrientes aos microrganismos que nutrem as plantas, contribuindo para o enriquecimento do ecossistema.

Depois de explicar tudo isso, você deve tê-lo: o “design” é a ferramenta básica do agricultor de permacultura. De fato, para poder otimizar seu ecossistema, ele precisa imaginá-lo e projetá-lo, com a ajuda de todo o conhecimento científico que puder encontrar. O objetivo é identificar os efeitos positivos e negativos de cada elemento e colocá-los no lugar certo para contribuir positivamente com o ecossistema. Projetar é organizar todos os microrganismos, dando-lhes um papel adequado a desempenhar no ecossistema. Ao optar por colocar uma planta em um local preciso, o agricultor tenta prever suas repercussões em seu ambiente.

Poderíamos fazer uma comparação com o Vale do Silício. De fato, há uma parcela das habilidades uns dos outros para que possam criar as tecnologias de amanhã. Esse caldeirão leva a grandes descobertas, e permacultura é o mesmo conceito: colocar elementos com diferentes habilidades/atributos para ter o terreno mais produtivo possível.


Figura 3 - Aqui está um exemplo de um projeto de solo – (©Le Guide du Permaculteur Débutant – V2)

Através desta apresentação do conceito de permacultura, o objetivo é mostrar grandes iniciativas surgindo de todas as partes do mundo, com um objetivo comum: minimizar nossos impactos negativos em nosso meio ambiente. Isso prova que a situação não é irreversível, pois graças a esse tipo de iniciativa, podemos melhorar nossa passagem na terra.

O Grupo Salomão está lançando, o primeiro condomínio, alicerçado nos princípios da permacultura. Lidamos com grandes projetos aqui, e cada uma deles buscamos aplicar os valores e princípios, neste, especial, PERMAVILLE é um esforço grandioso para mostrar que é possível viver e conviver em espaço urbano com os valores e princípios da permacultura. Você vai passar a entender e mudar hábitos mais sustentáveis em sua essência.


Figura 4 - Logo do Condomínio PERMAVILLE, do Grupo Salomão. 

Criamos exemplos mais visível que vai agregar uma experiência própria de permacultura em casa com uma pequena horta, por exemplo. Criamos elementos para termos alimentos nos espaços de convivência, promovendo o consumo de alimentos orgânicos e tentar ficar autosustentável em verduras e legumes por exemplo.

Imaginamos um espaço urbano onde o design do projeto urbanístico é capaz de gerar um ecossistema para ampliar a qualidade de vida a cada experiência de permacultura dentro de um condomínio.

Esperamos que você tenha gostado desta pequena apresentação, sinta-se à vontade para nos fazer perguntas se tiver alguma, teremos o prazer de responder. No próximo artigo, faremos foco em algumas fazendas de permacultura ao redor do mundo.


Suce$$o! 

🎯💪🏻

  

*Álvaro Ornelas é consultor especializado em aceleração territorial, atua no mercado imobiliário e turístico do Brasil. É diretor do Grupo Salomão. Criou o conceito dos Condomínios PERMAVILLE. Um dos thinktank da Essência Náutica do Brasil, Fundador e Presidente da ANCORA (Ag Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Mar no Brasil) também com experiência no desenvolvimento do cluster de produção náutica em Santa Catarina e de regiões turísticas em todo no Mato Grosso e Brasil. Idealizador do conceito SMART SEA criado por sua empresa de consultoria. É também sócio em marinas no Brasil e em condomínios inteligentes.


Referências Bibliografias:

NÚCLEO DE ESTUDOS EM PERMACULTURA DA UFSC. O que é permacultura?. Disponível em: <https://permacultura.ufsc.br/o-que-e-permacultura/>. Acesso em: 29 agosto de 2022.

Projeto Rahamarin, São Paulo. 

https://www.permaculturedesign.fr/

https://izap4u.com/izap4u-documentaires/zap-180-introduction-a-permaculture-fr/

https://www.youtube.com/watch?v=vzMhB1fgWew



Imagens/Fotos:

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2022.

Instituto Permaculture Design, França.

Grupo Salomão


No comments: