Como o mercado livre de
O chamado “Mercado Livre de Energia”, um ambiente de
compra e venda de energia elétrica, em que os
consumidores escolhem o próprio fornecedor.
A partir dos constantes aumentos tarifários na conta de energia, cada vez mais empresas vêm
se moldando para permanecer firmes no mercado e ao mesmo tempo acompanhar inovações
benéficas a seus negócios, buscando de forma contínua a melhoria da eficiência e produtividade.
Segundo a Frente Nacional dos Consumidores de Energia, os brasileiros vão pagar
R$342,8 bilhões em 2023 em tarifas de energia em 2023, sendo que 40% desse valor é
representado por encargos e tributos.
Uma das novas fontes de energia que tem se destacado neste cenário como uma solução
viável e sustentável é a energia solar.Ela é tida como uma fonte gerada pelo calor ou até
mesmo pela luminosidade solar, porém, a realidade baseia-se na captação da energia por
painéis solares, formados por células fotovoltaicas e transformadas em elétrica ou mecânica.
Benefícios
O uso da energia solar pode ser utilizada e trazer benefícios para diversos estabelecimentos,
como:
- Hotéis;
- Residências urbanas;
- Grandes redes do comércio;
- Indústria.
Essa fonte natural precisa ser vista como um importante aliado das organizações, visto que,
além de contribuir com o meio ambiente por ser uma energia limpa que não agride o ecossistema,
também possui um potencial elevado para os negócios se destacarem frente aos seus
concorrentes e consumidores, deixando explícita a preocupação com os fatores que envolvem
ou prejudicam a sociedade como um todo.
Entre as soluções que tem contribuído com a implementação deste sistema nas empresas é o
chamado “Mercado Livre de Energia”, um ambiente de compra e venda de energia elétrica, em que
os consumidores escolhem o próprio fornecedor e negociam preço, prazo e volume diretamente
com as geradoras ou comercializadoras.
.A migração para esse mercado oferece vantagens, como a possibilidade de reduzir custos em
até 35%, já que a contratação é feita diretamente do fornecedor e permite a negociação
dos preços e prazos.
Aliado estratégico
Outro ponto a ser analisado é que o Brasil tem um grande potencial para o desenvolvimento da
energia solar e conta com altas perspectivas para o futuro do setor.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a capacidade instalada de energia
solar no país deve crescer para 28 GW em 2023, representando cerca de 11% da matriz elétrica
brasileira.A energia solar está cada vez mais acessível e competitiva em relação às fontes
tradicionais de energia, o que impulsiona a adesão das organizações.
Ou seja, o momento atual é positivo e o futuro pode ser um grande passo para a ampliação deste
sistema no país, sendo um passo estratégico para todas as empresas que desejam crescer e ainda
valorizar o seu negócio.
Por: Rogério Albuquerque – head de produtos da Card
** ** Este artigo é de autor independente e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do
Portal Sustentabilidade.
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