Na dinâmica da economia atual, as empresas, em todos os ramos de atividades, buscam caminhos para aumentar a satisfação dos clientes, realizando seus sonhos e desejos.
É importante rever alguns temas fundamentais para o sucesso de nossos empreendimentos turísticos. E entre eles, um dos mais importantes na atualidade é o atendimento aos clientes – que, na verdade, representam a verdadeira razão de existir dos destinos e prestadores de serviços no setor turístico.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca pela excelência no atendimento se tornou fundamental.
Nos decorrer das últimas décadas, os clientes – em nosso caso, turistas e intermediários do trade – tornaram-se cada vez mais exigentes em relação aos seus direitos.
Por outro lado, na luta por conquistar sua preferência, as empresas se deram conta de que o tratamento conferido a eles está diretamente relacionado ao sucesso nos negócios.
Hoje em dia, os turistas buscam envolvimento profundo com a cultura e a natureza dos destinos turísticos, com o objetivo de enriquecimento pessoal. Entretanto, sabemos que esses clientes estão expostos a uma infinidade de ofertas em nível mundial. Portanto, o nosso desafio é ser preferido por este turista potencial. Mas qual é o segredo para isso?
O mercado é constituído de pessoas. Por isso, o cliente deve sempre ser o foco principal de nossas estratégias.
Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que atender aos nossos turistas, fornecedores e colaboradores significa, sobretudo, estabelecer laços de relacionamento.
Ou seja, independente do tipo de personalidade que cada um deles possa ter, é preciso que sejam vistos como pessoas.
Isso significa que todo aquele que pretende vender alguma coisa ou ideia deve, acima de tudo, praticar a empatia, que nada mais é do que se colocar no lugar do outro, entendendo o desejo do cliente e oferecendo o serviço para surpreendê-lo positivamente.
Aspectos essenciais do atendimento ao cliente
- Compreensão das suas necessidades e desejos;
- Comunicação eficiente no atendimento;
- Percepção e empatia – colocar-se no lugar do cliente;
- Treinamento para melhorar o atendimento;
- Dar espaço para ele participar – criação conjunta.
Valores para atendimento que não implicam gastos
- Credibilidade, confiança, reputação: Se você promete que seus serviços ou produtos atendem as expectativas de seus clientes, então cumpra a promessa.
- Conveniência: É fundamental atender seu cliente no tempo que ele exige, dentro de suas necessidades e onde ele quer ser atendido.
- Facilidade: Torne tudo muito simples e fácil ao seu cliente. Eles já possuem outros tipos de preocupações.
- Excelência: Se as pessoas de sua empresa são boas, não é o suficiente. Se elas são ótimas, não é o suficiente. Motive a superação sempre.
- Antecipação: Não espere que seu cliente peça, não espere que ele reclame: faça uma pesquisa de satisfação e antecipe.
- Bom humor: É a melhor e mais eficaz maneira de conquistar um cliente (tem impacto, envolve e é divertido).
E para encerrarmos este tópico, jamais esqueça que:
O cliente não é um estranho; é a parte essencial do nosso negócio.
O cliente não é uma interrupção do trabalho, mas o seu objetivo.
O cliente não depende de nós; nós é que dependemos dele.
O cliente não é um número estatístico; é uma pessoa igual a você.
O cliente não é com quem devemos discutir; é com quem devemos entrar em acordo.
O cliente tem necessidades, e a nossa tarefa é atendê-las; o cliente tem desejos, e a nossa tarefa é realizá-los.
O cliente merece sempre o tratamento mais amável e atencioso que possamos oferecer.
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