Por
Álvaro Ornelas*
A
Smart Mobility detinha a maior participação no mercado de
Smart Cities até 2020. À medida que as cidades estão se tornando
mais populosas, a necessidade de uma gestão direcionada à
inteligência do mercado, está acontecendo no Brasil em diversos
municípios e empresas e é um fenômeno que tem aumentado em ritmo acelerado.
A crescente demanda por transporte ecologicamente correto e o uso de veículos de forma mais consciente aumentou a necessidade de mobilidade inteligente. Vide o crescimento da TESLA no primeiro quadrimestre de 2022 (NYSE, 2022).
Recentemente, também foi previsto que o mercado de mobilidade inteligente deverá representar algo aproximado a US$ 400 milhões até 2025, devido ao desenvolvimento de tecnologias como: combustível inteligente, veículos inteligentes e transporte inteligente. Além disso, a crescente necessidade de reduzir a emissão de CO2 e o consumo de combustível estão impulsionando o aplicativo de mobilidade inteligente, aumentando assim o mercado de cidades inteligentes.
O mercado de Smart Cities já tem uma participação de 49%, nos Estados Unidos. Os provedores de serviços, desenvolvedores e outras autoridades locamente vêem implantando constantemente e amplamente melhorias em diversas partes da infraestrutura de conectividade cívica o que, em breve, levará ao planejamento de licenças para construção, por exemplo.
Aqui no Brasil, estamos aguardando a chegada da 5G plena, este lançamento tecnológico será um grande marco para o mercado urbanístico inteligente. Nós acreditamos que levará uma grande aceleração econômica em diversos territórios do Brasil, e aí, levará também aos crescimento do mercado de cidades inteligentes.
Suce$$o !!!
💪🏻🎯
*Álvaro Ornelas é consultor especializado em aceleração territorial, atua no mercado imobiliário e turístico do Brasil. É diretor do Grupo Salomão. Um dos thinktank da Essência Náutica do Brasil, Fundador e Presidente da ANCORA (Ass. Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil) também com experiência no desenvolvimento do cluster de produção náutica em Santa Catarina e de regiões turísticas em todo no Mato Grosso e Brasil. Idealizador do conceito SMART SEA criado por sua empresa de consultoria. É também sócio em marinas no Brasil e em condomínios inteligentes.
Referências bibliográficas consultadas:
Grupo Salomão | www.salomao.capital
New York Stock Exchange - NYSE, maio 2022
Ecole d´Tech de Lyon | www.esme.fr
Industy Arc | www.industryarc.com
South Poland CleanTECH Cluster | www.spcleantech.com
Imagem ilustrativa:
spcleantech.com
No comments:
Post a Comment