Por Álvaro Ornelas*
Certamente, o setor de viagens e o
turismo foi que mais saiu “transformado” pela pandemia. No entanto, está claro
que a pandemia não é o único fator que influencia a maneira como viajamos em
2022 , houve uma movimentação no comportamento do consumidor que desse servir
de orientador de vários mercados: o valor sobre a qualidade de vida de indivíduos
refletiu no mercado imobiliário e gerou um despertar sobre o papel particular de
cada um sobre o uso dos recursos do Planeta. O que deixa claro elencar alguns
pontos que servirão de tendências para Nosso estudo de tendências de viagem
2022 revela tudo.
As viagens “represadas” pelos anos de pandemia estão chagando ao fim. Este crescimento que vimos de o a 1.000 vem desacelerando e os “melhores dias” estão fincando para trás. Segundo um estudo que recebi na reunião do Conselho do WTTC em agosto, 2022, a recuperação global do mercado já atingiu seu pico nesta temporada de verão Europeu. Em 2023, as despesas em viagens refletirão os resultados baixos em função das políticas públicas do “fica em casa” e a Guerra na Ucrânia, consolidando o início de uma grave crise econômica naquele continente. E a a desaceleração econômica da Alemanha reflete algum grau de assertividade nos números do “Velho Mundo”.
A pandemia obrigou os
consumidores a agir de forma diferente quando se trata de reservar dinheiro
para suas férias, influenciando onde escolhem ir, com que antecedência ou tarde
reservam e como chegam lá. Mas com as restrições amenizadas, os viajantes
esperam que o COVID tenha menos impacto em seus planos futuros. Aumentando as
chances de aumento do fluxo internacional, porém as viagens INTERNAS e mais PRÓXIMAS
serão a principal tendência nos próximos anos.
A motivação, ‘recuperar o tempo
perdido” continua a se firmar como padrão, onde as pessoas estão organizando seus
orçamentos para gastar mais em viagens para mais longe possível.
Após dois anos de restrições e
bloqueios de viagens, muitos de nós sentimos necessidade de fazer o mesmo –
EMBARCAR.
De fato, no primeiro semestre de
2022, os aeroportos europeus e Brasileiros registraram um aumento de quase 250%
no volume de passageiros. A falta de profissionais nos aeroportos fez aumentar
as filas pois ainda não deu tempo de voltar ao ponto ótimo de atendimento previsto
para 2022 e 2023. Espera-se diminuir atrasos de vôos, melhora a gestão da
operação facilitando processos e ainda esperada diminuição dos preços das
passagens, pouco prováveis.
Dificuldades financeiras são o motivo mais comum para evitar
viagens
O aumento do custo de vida fez
com que a maioria de nós revise nossos hábitos de consumo. Para muitas pessoas,
o preço é a primeira coisa a ser examinada ao reservar uma viagem.
Surpreendentemente, um em cada três dos que não vão de férias este ano baseou
sua escolha em dificuldades financeiras.
Mais do que nunca, a disposição
de pagar do consumidor está diretamente ligada a quanto valor ele acha que
receberá – na mente do viajante, deve valer a pena.
Orçamentos maiores, viajantes mais inteligentes
Embora as férias não estejam nos
planos para muitos este ano, 63% dos entrevistados,
pela SIMON + KUCCHER ( julho, 2022) vêem uma viagem como o presente especial
que mais desejam – em comparação com 47% no ano passado.
E, para muitos, alguns custos
crescentes não serão um choque. As pessoas esperam pagar 25% mais por
acomodação neste verão em comparação com o ano passado. Isso é mais alto nos
Emirados Árabes Unidos, onde as pessoas esperam pagar 40% a mais.
Portanto, em vez de simplesmente
reduzir as taxas de viagem, a crise do custo de vida inspirou os consumidores a
reservar com inteligência – pense em descontos, promoções e viagens fora de
temporada.
Gráfico: Organizado por Álvaro Ornelas
| Fonte: Travel Strategy & Marketing, Londres, 2022.
As pessoas estão gastando estrategicamente de outras maneiras também:
Menos pessoas estão dispostas a
pagar um prêmio por um serviço de maior qualidade: vamos começar pensando em
voar em uma cabine premium ou ficar em um hotel de luxo. Esse tipo de gasto
caiu para 42% em 2022, de 50% em 2021.
Por outro lado, os consumidores
estão dispostos a pagar mais pela flexibilidade de reserva. No ambiente de
hoje, esse nível mais alto de segurança significa o mundo para os consumidores.
As pessoas estão reservando com
mais antecedência: as reservas de última hora não são tão atraentes ou
relevantes quanto costumavam ser durante a pandemia, quando as pessoas estavam
mais preocupadas se poderiam viajar e garantir que seu dinheiro estivesse
seguro.
À medida que a indústria de
viagens acelera, os consumidores estão planejando com antecedência para
reservar antes que os destinos mais bem avaliados se esgotem. Os consumidores
não querem perder as melhores ofertas, que eles acham mais propensos a
conseguir se reservarem com antecedência.
Três tendências de viagens para FUTOURISMO
Está claro que o custo é um
grande foco este ano e é central para a maioria das decisões tomadas pelos
turistas. Mas o que mais mudou?
As viagens de negócios estão se recuperando
O número de viagens de negócios
deve aumentar cerca de 36% nos próximos 12 meses. O maior aumento (+66%) será
no Reino Unido e o menor (+7%) na Holanda. As regiões metropolitanas de grandes
centros financeiros também serão destinos que merecem atenção e foco de
atuação.
O custo ainda é um grande fator
decisivo, mesmo para viagens de negócios, com 33% de nossos entrevistados
priorizando o preço.
Por outro lado, os “trabalhos”,
onde as pessoas viajam para trabalhar remotamente, caíram em popularidade. Isso
provavelmente se deve ao fato de muitos retornarem ao escritório e às formas de
trabalho pré-COVID, como vídeo-call e o home office ganharam forças também. Foram
as práticas existentes que mais se consolidaram na sociedade atual.
Reflete nas operações de
reservas, organização de eventos de diferentes vertentes. Até mesmo na contratação
de serviços de modo geral.
A viagem fica verde
Os consumidores – particularmente
jovens, ricos e aqueles que vivem nas cidades – estão dispostos a gastar mais
em férias sustentáveis. Alguma pesquisam recentes apontam 61% das pessoas neste
nicho demográfico gasta em destinos VERDES. E neste sentido os valores VERDES
(ESG) ... impactam na escolha e seleção por clientes de melhores tickets de uso
– a usabilidade.
E a tendencia é permanecer assim
ou aumentar nos próximos 5 anos.
As coisas ficam pessoais
O mercado dá claros sinais que
quem organiza o MEU ROTEIRO sou eu mesmo, nada mais influência a decisão do que
informações por terceiros. Por tanto as pessoas preferem organizar as férias
por conta própria e criar viagens personalizadas sob medida para suas
necessidades.
Os agentes de viagens ainda estão
em demanda, especialmente quando se trata do tão amado all-inclusive. Os
agentes de viagem ainda são responsáveis por grande parte do mercado para os
PACOTES... em especial resort, navios _ os “all-inclusive”. Porque depois de
alguns anos tão cansativos, o que poderia ser melhor do que uma viagem onde
tudo já está resolvido?
Claro, reservar através de um
agente de viagens também oferece uma certeza muito necessária sobre o preço. Os
consumidores querem saber exatamente pelo que estão pagando.
O que isso significa para a indústria de viagens (inclui passeios
nos FDS).
As pessoas estão animadas para
viajar novamente. Mas eles estão observando seu dinheiro de perto e gastando
com sabedoria.
Os consumidores estão confiando
na clareza. Eles precisam saber exatamente o que estão recebendo pelo seu
dinheiro, onde podem cortar custos e por que certos serviços ou recursos vêm
com uma taxa adicional.
A melhor coisa que a indústria de
viagens e turismo pode fazer é simplificar sua oferta e oferecer aos clientes
flexibilidade ao fazer a reserva. Quanto mais controle os consumidores
recuperarem, mais confiança eles terão na hora de reservar sua próxima viagem.
Ao mesmo tempo, as empresas de
viagens precisam investir para tornar sua oferta mais ecológica, pois os
consumidores mais jovens colocam isso em sua prioridade para viagens.
Por fim, oferecer boas ofertas e
valor para incentivar a reserva antecipada será fundamental. Ele garantirá
reservas e receita antecipada antes que o custo de vida atinja ainda mais as
carteiras dos consumidores.
Ler e entender pesquisa é o fator principal rumo a
transformar um município em um DESTINO TURISTICO INTELIGENTE.
Desejo sempre aos amigos e parceiros,
Suce$$o
!
💪🏻🎯
*Álvaro Ornelas é
consultor especializado em aceleração econômica territorial, atua no mercado
imobiliário e turístico do Brasil. É diretor do Grupo Salomão. Um dos thinktank da
Essência Náutica do Brasil, Fundador e Presidente da ANCORA (Ag Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil
do Brasil) também com experiência no desenvolvimento do cluster industriais
e produção da náutica em Santa Catarina e de regiões turísticas em todo o Brasil.
Referência Bibliográfica:
HIOTIS, Dimitris. Travel Trends Study 2022: From COVID
to Cost Hikes. Simon-Kucher Strategies e Marketing, Londres, 2022
WTTC, 2019. Impacto do Turismo nas Cidades. https://wttc.org/Portals/0/Documents/Reports/2019/City%20Travel%20and%20Tourism%20Impact%20Extended%20Report%20Dec%202019.pdf?ver=2021-02-25-201322-440
Imagens:
Photo Lab.
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