Tuesday 7 May 2024

fuTOURism: Território Inteligente de Copenhague.

 NÃO COPIE, INSPIRE-SE: COMO COPENHAGUE SE TORNOU UM FAROL VERDE DE ESPERANÇA

                                            Eco-hoteis em Copenhagem. Foto: PR | Guldsmeden

“Existem muitos caminhos para o futuro. Não há apenas um. Exemplos da Europa, inspiram e mostram caminhhos para as ações que Alta Floresta e a Amazônia Matogrossense necessitam implantar e inovar no Estado de Mato Grosso.                                       Álvaro Ornelas consultor de fuTOURrism. 

Como é que Copenhague (CPH) se tornou uma das cidades mais verdes do mundo e o que podem os agentes de mudança de hoje aprender com esta jornada? Baseada nas ideias do CEO da Wonderful Copenhagen, Mikkel Aarø-Hansen, do antigo presidente da Câmara de Copenhague (CPH), Jens Kramer Mikkelsen, e de outros, este reflexão é resultado do seminário sobre Destinos e Território Inteligentes realizados em Abu Dhabi em Maio de 2024. Onde cases de sucesso nos que permitem mergulharmos na transformação da capital dinamarquesa através de um planeamento visionário de longo prazo apoiado pela ação.

A zona portuária da cidade é um excelente exemplo. Ao longo de algumas décadas, os habitantes de Copenhague (CPH) transformaram o seu outrora poluído porto industrial num local popular onde os habitantes locais e os visitantes agora desfrutam de nadar em água limpa. A limpeza do porto, juntamente com outros grandes projetos de infraestruturas, como o sistema de metro, tiveram um enorme impacto na vida local e na crescente reputação internacional da cidade.

“Acho que a água limpa hoje é um símbolo de Copenhague, no turismo CPH. E Alta Floresta (AFL)  inovou no Projeto Nascente da Amazônia, um exemplo local, no contexto global.”

Todo este resultado é parte de um planejhamento que, na prática, inclue: plano diretor, plano de mobilidade, plano de denseolvimento turístico, plano de integração com o territprio, e com o  plano de inteligência de acesso ao mercado, em nosso caso, mercado turístico global. Pois o que a cidade "vende" aos turista, é, na prática - qualidade de vida. 

Ao conhecer os casos de sucesso desta cidade suroreendente, a todo momento, me vem em mente os 169 município que já prestei consultlria e auxiliar em "micro-ações" de melhoria dos respectivos território turístitico e produtivo os quais participei. 

Temos o "mapa do tesouro", temos uma rara visão de como foi liderar uma visão coletiva de décadas e depois vê-la se tornar realidade. 

Como resultados politicos para os prefeitos que ASSUMEM ESTE PAPEL, como é o caso do Prefeito Jens Kramer Mikkelsen, o que mais tempo tem de prefeitura, pois seus eleitores o identificam como liderança de inovação por quase 20 anos. Ele enfretou os desafios e os sacrifícios feitos ao longo do caminho e o que ele espera para o futuro das viagens e seu impacto em Copenhague. 

Tal como muitos líderes do turismo, ele enfatiza o valor de forjar alianças entre vários sectores e linhas políticas em prol de uma cidade com alta qualidade de vida e que se tornou foco de interesse por outro municípios que desejam "melhorar e inovar". 

Mikkel Aarø-Hansen, CEO da Wonderful Copenhagen, a ONG que assumiu juntamente com a gestão pública o papel de transofrmação de saberes e fazeres loccaisque compartilha os dois maiores empregos futuros para destinos de viagem. E foram responsáveis por auxiliar na mudança dos habitos nos moradores de Copenhagem, principalmente na implantação de politicas públicas com foco em soluções de sustentabilidade. Elas já existem e não são tão inacessíveis como podem pensar. Outro ponto é o esforço constanrte em "ensinar e repassar conhecimentos" locais, em cada oportunidade de fazer a diferença quando aos que visitam e que aprendem a cuidar melhor da natureza.

O segmento turístico tem um fator muito importanrte nesta transformação, onde o poder das viagens para mostrar às pessoas novas formas de vida está em plena exibição hoje em Copanhague (CPH), e que "em breve", aqui mesmo no Brasil, não somente em Alta Floresta (AFL) mas em todo território da Amazônia Mato Grossense.  

Muito trabalho pela frente! 

Avante!


Álvaro Ornelas

Think tank do fuTOURism no Brasil.


No comments: