Friday 24 May 2024

FUtourISMO >> Amazônia Mato-Grossense novo pólo de Ecoturismo do Brasil.

Construção da maior ponte de MT valoriza imóveis e atrai investidores para Nova Bandeirantes

Estrutura de mais de 1,3 km eliminará a necessidade da travessia de balsa e desenvolverá economicamente a região da Amazônia Mato-Grossense, no norte de Mato Grosso. 

Construção da maior ponte de MT valoriza imóveis e atrai investidores para Nova Bandeirantes - Notícias - Mato Grosso digital


A maior ponte de Mato Grosso que está sendo construída pelo Governo do Estado vai reduzir os custos de transporte para quem tem somente a balsa como meio de transporte terrestre para cruzar o Rio Juruena, entre Nova Bandeirantes e Cotriguaçu, e desenvolver economicamente a região, conhecida como Amazônia Mato-Grossense. 

A melhoria na logística já está atraindo novos investidores, conforme prevê o consultor de aceleração econômica de territórios, Álvaro Ornelas, do DB CAPITAL empresa vinculado ao Grupo Salomão que está apostando em empreendimento inovador para Alta Floresta e todo o território da Amazônia Mato-Grossense. 



“A ponte para nós vai ser a redenção da região. Já é um divisor de águas para o investidor, porque vai encurtar caminho. Estão chegando novas empresas do mercado de exportação, como a Prime Eagle de Abu Dhabi, que vai trazer investimentos em armazéns e lavouras, direto do produtor ao mercado do Oriente Médio. Estão previstos mais dois armazéns, com investimento de mais de 100 milhões de reais. Apontamos no aumento das áreas cultiváveis da Amazônia Mato-Grossense”, afirmou o executivo de investimentos.” 

 

 

 

Ponte vai criar novo corredor logístico na região, interligando a Amazônia Mato-Grossense

com a BR 163 e o porto de Miritituba no Pará, uma nova fronteira do agronegócio e

do turismo ecológico do Brasil.   

 Foto: Prefeitura de Nova Bandeirantes-MT

 

  

Com investimento estadual de R$ 252,8 milhões, a ponte de 1.360 metros, na MT-208, começou a ser construída pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) em abril de 2023 e a previsão é que seja entregue em 2026.

 

 

 

Atualmente, travessia é feita somente de balsa 

 Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

 

 

Segundo o consultor,  atualmente, os motoristas pagam valores que variam de R$ 120 a R$ 450 por veículo, dependendo do porte, para atravessar de balsa.


 

 

 

Nova ponte vai agilizar o transporte e reduzir custos.

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

 

  

A balsa faz seis travessias diárias entre Nova Bandeirantes e Cotriguaçu, sendo três para cada destino. Em média, 90 veículos atravessam por dia pelo local. 


A ponte vai interligar as regiões norte e nordeste do Estado. 

 

 

 

Governo de Mato Grosso também está asfaltando trecho da MT-208,

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

 

 

 


Com base nessa prospecção de melhoria na logística, as terras na região já valorizaram. 


“Para nós, já é uma nova história, uma área que valia em torno de R$ 30 mil reais o hectare, hoje vale R$ 150 mil o hectare”, declarou o consultor de investimentos.  


No trajeto da ponte, o Governo do Estado também está construindo outras três pontes, com 50, 30 e 15 metros de comprimento e o asfaltamento de 59 km da MT-208, ligando os municípios da região.

 

 

 

 

 Texto: 

  SECOM MT 

  Revista Visita Alta Floresta 

  Canal Destinos e Territórios Inteligentes 

Fotos do Banco de Imagem da SECOM do Estado de Mato Grosso

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