A formação dos Conselhor Municipais de Turismo e de Grupos Regionais.
Por Álvaro Ornelas
O Ministério do Turismo do Brasil desde de 2008, no início da aplicação do projeto de regionalização, o cenário encontrado não era animador: grupos desarticulados e sem compreensão do Índice de Competitividade.
Entretanto, a partir dessa análise inicial, a OSN CONSULTORIA trabalhou no desenvolvimento de uma metodologia inovadora e participativa, com foco na ampliação do conhecimento sobre gestão e planejamento de destinos.
E como o entendimento do Índice só poderia acontecer, de fato, com a existência de grupos de trabalho coesos e atuantes nos destinos, foram organizados os chamados Grupos Gestores ou Conselhor de Turismo Local (segundo a politica pública Federal de 1996), compostos por representantes estratégicos do turismo local. Estes grupos tiveram como missão exercitar a governança para a melhoria da competitividade do destino, através do estabelecimento de redes de cooperação.
Os Grupos Gestores eram formados por:
31% de representantes de instituições públicas;
40,5% de instituições privadas; e 28,50% oriundos do 3º setor.
Todos eles foram absolutamente fundamentais para o sucesso do projeto, pois cumpriram o papel de fomentar as mudanças e conduzir o processo de desenvolvimento dos destinos, utilizando como instrumento o Índice de Competitividade da Fundação Getúlio Vargas em conjunto com o Instituto Marcas Brasil com a parceria da OSN CONSULTORIA , do consultor Álvaro Ornelas.
No comments:
Post a Comment