Roteiros da Amazônia do Brasil !
"Um dos mais importantes exemplos de integração harmônica entre o homem e a natureza" – eis a síntese do Mamirauá e Projetos de Desenvolvimento Sustentável, um roteiro perfeito para aqueles que desejam não apenas desvendar os mitos da maior floresta do planeta, mas, sobretudo, conhecer o que há de mais avançado em termos de sustentabilidade e gestão participativa no turismo mundial.
Referência internacional em práticas turísticas conservacionistas, o Roteiro Mamirauá e Projetos de Desenvolvimento Sustentável, no Amazonas, tem como seu ponto de partida a cidade de Manaus, uma das capitais escolhidas que sediaram a Copa do Mundo. Com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, Manaus é uma metrópole que impressiona pelos seus contrastes: erguida em meio à floresta, a cidade encanta com a exuberância de seus parques ecológicos, aliados à riqueza histórica de sua cultura, herança do período áureo do comércio da borracha.
Em seguida, a fim de mergulhar nos mistérios da mata, o Roteiro parte em direção ao município de Tefé, a 450 quilômetros da Capital, onde está localizada a famosa Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá. Reconhecida no mundo todo pelo seu sistema de gestão participativa – que envolve a população local no manejo e na vigilância dos recursos – a Reserva possui uma extensão superior a 1 milhão de hectares, abrigando centenas de espécies de aves, mamíferos e peixes.
Congratulada, em 2003, com o prêmio de "Melhor Destino de Ecoturismo do Mundo", pela revista americana Conde Nast, Mamirauá oferece ainda uma infinidadde de atrativos: desde passeios em canoas e trilhas para observação de sua fauna e flora, até visitas às comunidades para entender o modo de vida das populações ribeirinhas. Isso tudo sem falar na oportunidade ímpar de conhecer em detalhes este pioneiro trabalho em sustentabilidade no Brasil.
Mas o Roteiro não para por aqui: além de Mamirauá, o Amazonas conta com vários outros projetos ecológicos dignos de admiração. Em Manacapuru, por exemplo, a 78 quilômetros de Manaus – uma das cidades turísticas mais importantes da região, conhecida pela extraordinária diversidade natural e por suas tradicionais festas populares – o visitante poderá conhecer a não menos importante Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha.
Com uma vegetação típica de várzea, inundada em época de cheia, a Reserva do Piranha possui, entre outros atrativos, um incrível Hotel Flutuante, onde está situada uma estação de tratamento de esgoto e um observatório de pássaros. Ali, são desenvolvidos diversos programas educativos com a comunidade – e também com os turistas –, que incluem caminhadas em trilhas interpretativas pela floresta, observação de jacarés e aves, passeios pelos lagos, e tours fotográficos.
Por fim, o Roteiro ainda oferece a possibilidade de visitação à Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Tupé, a 23 quilômetros de Manaus. Trata-se de uma área com aproximadamente 12 mil hectares, composta por matas de igapó e terra firme, com excelentes condições para banho, mergulhos e passeios de barco.
Fonte: Revista Roteiros do Brasi
No comments:
Post a Comment