Brasil na vanguarda da sustentabilidade
Como sabemos, a busca pela sustentabilidade nos negócios e nos processos produtivos, assim como a luta pela utilização crescente de energias renováveis, estão entre os maiores desafios da humanidade para o século 21.
Por isso, esta semana que se inicia será muito importante para todos os 193 países que estarão presentes na cidade de Copenhagen, na Dinamarca, com o objetivo de discutir e propor ações de combate ao aquecimento global.
Nesse contexto, podemos dizer que o Brasil, hoje, é um país com muito mais consciência acerca da importância de fomentar a utilização sustentável de seus recursos naturais. E um bom exemplo disso é o Estudo de Competitividade, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pelo SEBRAE, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, no intuito de analisar a evolução da atividade turística nos 65 Destinos Indutores.
E para isso, o Estudo leva em consideração o aprimoramento dos destinos em relação a cinco grandes dimensões avaliáveis: “Infra-Estrutura”, “Turismo”, “Políticas Públicas”, “Economia” – e, é claro, “Sustentabilidade”, uma dimensão inovadora, nunca antes trabalhada no turismo de forma séria e sistemática.
Assim, ao inserir no Estudo a macrodimensão Sustentabilidade – que inclui o monitoramento dos aspectos sociais, ambientais e culturais de cada destino –, o Ministério do Turismo se posicionou na vanguarda de todo este importante processo de conscientização mundial acerca da preservação do meio ambiente.
Afinal, considerar a Sustentabilidade na avaliação dos 65 Destinos Indutores significa termos a certeza de que as capitais e os municípios estão fazendo a sua parte para a preservação da natureza e para o desenvolvimento de um turismo competitivo em harmonia com o Planeta.
Fonte: Instituto Marca Brasil
No comments:
Post a Comment