Monday 13 March 2023

FUTOURISM: Ciclismo - na cidade, no campo e na estrada.

                                    

A ideia de tornar a "magrela" em uma escolha inteligente no Século XXI, ficou para trás. 

A bicicleta já é o maior mercado em expansão dentro do mercado de viagens e turismo além do imobiliário, pois ela consegue ser, ao mesmo tempo, fitness, low-cost, une pessoas e acima de tudo proporciona enorme diversão. 

Relacionar a bicicleta no urbanismo é algo que buscamos no dia profissional dasempresas que presto contoria, em especial em projetos que a topografia ajude ainda mais a criar área de lazer para iniciantes e para "bicicleteros" de final de semana. 

Grupo Salomão, 2023.


Ao mesmo tempo: lazer, diversão, relacionamento e em alguns locais, até mesmo opção de locomoção.

Mencionei anteriormente que cometi muitos erros em meus primeiros anos de passeio de bicicleta e aqui busco uma fora de ensiná-lo sobre eles, para que você não tenha que cometer os mesmos erros que eu.

Mas este foi grande! Na verdade, é provavelmente o maior erro que já cometi.

Por que? Porque me obrigou a parar de andar de bicicleta e voltar mais cedo para casa. Não foi uma boa experiência e não a desejo a ninguém!


Aqui está a história...


Em 2014, depois de ter completado com sucesso meu primeiro passeio de bicicleta de longa distância do Oregon ao México ao longo da costa da Califórnia,logo depois do meu divorcio, parti um ano depois para outro longo passeio de bicicleta pelos Estados Unidos.

Eu não sabia da importância de usar uma bicicleta de passeio adequada na época, então usei a mesma mountain bike velha e enferrujada que usei em minha primeira viagem de bicicleta pela costa da Califórnia, a qual ficou na casa de uma casal de amigos em Portland. 

A bicicleta funcionou bem no início do meu passeio de bicicleta, mas depois de várias semanas, a bicicleta começou a desmoronar lentamente. Vários dos raios das minhas rodas começaram a quebrar, minha corrente estava constantemente esfregando (tornando difícil para mim pedalar), meus freios não funcionavam e os racks que montei nas extremidades dianteira e traseira da bicicleta com encanamento os laços ficavam se soltando e caindo.

Pior de tudo, o guidão da minha bicicleta estava apertando um nervo da minha mão... fazendo com que eu lentamente perdesse a sensibilidade da mão, braço e cotovelo esquerdos.


O erro... 

Isso acontecia porque eu estava usando uma bicicleta com guidão plano, em vez de uma bicicleta com guidão curvo. O guidão curvo permite que você mova suas mãos enquanto pedala... e o movimento em suas mãos mantém o sangue fluindo adequadamente.

Mas como eu estava com o guidão errado na minha bicicleta, acabei perdendo toda a sensibilidade do braço esquerdo. Minha mão estava quase completamente morta e eu estava lentamente perdendo a sensação no cotovelo e na parte superior do ombro também. Como você pode imaginar, isso foi doloroso e irritante!

Quando cheguei ao estado de Wyoming, percebi que não poderia ir mais longe.

Minha bicicleta estava na última perna, eu não sentia mais a mão esquerda e tarefas simples (como abrir um saco de salgadinhos) tornaram-se extremamente difíceis devido ao fato de que agora eu trabalhava apenas com um braço.

Havia errado no tipo errado de bicicleta para meu passeio de bicicleta... e essa decisão foi também o fim da jornada que era de 12 dias para 5 dias somente. 

Todos os anos, centenas de ciclistas de primeira viagem fazem passeios de bicicleta com o tipo errado de bicicleta... e sofrem com essa decisão. Muitas dessas pessoas são forçadas a abandonar seus passeios de bicicleta mais cedo porque não perceberam como as bicicletas de passeio especialmente construídas permitem viajar longas distâncias com conforto e estilo!


A BICICLETA DE PASSEIO É DIFERENTE DA DE LAZER... 


Uma bicicleta de passeio... como o próprio nome sugere, é um tipo de bicicleta feita especificamente para passeios de bicicleta.

O que torna uma bicicleta de passeio diferente de todos os outros tipos de bicicleta com os quais você provavelmente está familiarizado?

Na verdade, há uma série de coisas diferentes!

Aqui estão algumas das características que quase todas as bicicletas de turismo têm em comum, abaixo as dicas do Sam Bennett, diretor do Bicycle Tour Pro para ninguém errar:

(i) As bicicletas de passeio têm pneus mais largos do que as bicicletas de estrada, permitindo-lhes suportar mais peso e andar em condições mais difíceis. A maioria das bicicletas de turismo é projetada para ser usada em estradas pavimentadas, mas também pode lidar com uma boa quantidade de passeios off-road.

(ii) As bicicletas de passeio geralmente são feitas de aço resistente. Como as bicicletas de passeio precisam carregar mais peso, elas precisam ser feitas de materiais mais fortes.

(iii) Muitas bicicletas de turismo têm marchas extremamente baixas para que você tenha mais facilidade em subir colinas e montanhas.

(iv) Os fabricantes de bicicletas de turismo sabem que você vai passar muito tempo no selim, então eles projetam as bicicletas para serem mais confortáveis nas costas, bumbum, mãos e pescoço. Em uma bicicleta de passeio, você está em uma posição mais vertical do que em uma bicicleta tradicional de estrada ou montanha... e você tem mais posições para colocar as mãos no guidão.

(v) As bicicletas de turismo também são construídas para suportar racks na frente e atrás da bicicleta, permitindo que você carregue até quatro cestos (ou malas) em sua bicicleta por vez.

Além disso, existem vários outros pequenos recursos que as bicicletas de passeio podem ou não ter que as tornam melhores para passeios de longa distância.

Quando falamos de plajanento urbano, plano de turismo, a bicicleta deve fazer parte, pois é também um meio rentável e repleto de vantagens para as comunidades que incluem a "magrela"  no seu dia-a-dia. 

Em outro, post falaramos do urbanismo e do Plano Diretor onde a bicicleta é a estrela. 


Aguardem... 


Suce$$o !!

A Ornelas. 



Referências Bibliográficas: 

Bennett, Sam. Newsletter, 2022. 

Website da Bicycle Touring Pro (Estados UNidos) > https://bicycletouringpro.com/touring-bicycles-buyers-guide/?awt_a=6eiv&awt_l=OrLoB&awt_m=3vUpcNVaOsIcviv. 

Website da Top Bicycle (Europa) > https://www.topbicycle.com/ 

Website da Terranova Agência de Viagens especialidade em rotas e roteiros de bicileta: https://www.terranova-biketours.com/?gclid=CjwKCAiAl9efBhAkEiwA4ToriupOShClVyaQP6ocg7c-KEzI8g7HXpja2fZeWf6FNEkt-dTqGx8L8xoCxy8QAvD_BwE

Website da Agência Trip Site especialidade em viagens de luxo.https://www.tripsite.com/bike-tours/luxury/?gclid=CjwKCAiAl9efBhAkEiwA4Toriqhr-7cMgNK-fERHpb12PI9crzBxzUL8jydHYlpXhFcRxiXJfUD55BoCF5UQAvD_BwE 


Imagens: 

Grupo Salomão | Acervo pessoal | Banco de imagens internet. 





No comments: