Thursday, 23 November 2023

BIO LIVING >>> Vegetação Sustentável.

A sustentabilidade do vegetal, o Escritório de dois arquitetos Alemães promove um diálogo mais adequado e sobe o nível da reflexão sobre o BIO LIVING. Oliver Storz e Hannes Schwertfeger, fundadores do estúdio Bureau Baubotanik em Stuttgart. “Baubotanik – um renascimento do que exatamente?” (12 de abril - 4 de julho de 2019) é o título da quinta nomeação da Mesa do Arquiteto, que faz parte do evento Pensamento Sustentável organizado pelo Museu Ferragamo e pela Fundação Ferragamo para dar atenção às questões cada vez mais atuais da sustentabilidade nas mais diversas formas: do ambiente à paisagem urbana, da reutilização à inovação e experimentação tecnológica.





Para esta ocasião, a Mesa do Arquiteto conta com a experiência de design de Oliver Storz e Hannes Schwertfeger e a sua capacidade de sensibilizar as pessoas para um tema, como o da sustentabilidade, que envolve o nosso planeta e as futuras gerações que o habitarão. Desde 2012, o atelier desenvolve - dentro e fora da universidade - investigação baseada na utilização da natureza como componente de suporte de elementos estruturais e construtivos tradicionais. Bureau Baubotanik não é apenas o nome de um estúdio, mas uma verdadeira filosofia: para os designers representa o próximo passo lógico para o atual design sustentável que nem sempre é capaz de responder às muitas necessidades ambientais complexas em antecipação a infraestruturas urbanas cada vez mais verdes.


“Estamos empenhados em criar uma rede muito mais forte das nossas cidades e das suas infra-estruturas e, portanto, dos seus ecossistemas – explica a equipa do Bureau Baubotanik -. Nossos projetos nascem como estruturas extremamente frágeis e só com o tempo se transformam em estruturas estáveis. Isto requer, portanto, a gestão da estabilidade a longo prazo desde o início como um princípio fundamental para um futuro de sucesso.”


Os projetos Baubotanik começam, portanto, como estruturas extremamente frágeis e só com o passar do tempo se transformam e se fortalecem, criando uma relação significativa e estável com as estruturas de aço. Uma relação entre elementos naturais e elementos desenhados que dita uma escolha estilística e formal, determinando também uma estética inovadora. Uma linha de investigação que visa aquela integração possível e desejável com a natureza capaz de mudar a abordagem do design futuro a todas as escalas.


Um projeto idealizado por Sergio Risaliti, em colaboração com Tommaso Sacchi e editado por Laura Andreini. A mesa do arquiteto é um projeto apoiado pela Manifattura Tabacchi. A exposição faz parte do projeto “Sustainable Thinking"”, em colaboração com a Fundação Ferragamo e o Museu Salvatore Ferragamo.


Contato:

Arq Hannes Schwertfeger

+49 176 3283 3462

Referências Bibliográficas:

Website Futuro Architecture

https://futurearchitectureplatform.org/projects/537905c7-70ab-4bbb-a4a9-3ef833f1c078/





Referência Bibliográfica:


No comments: