Os segmentos econômicos, relacionados à hospitalidade e ao turismo estão intimamente ligados, mas não são a mesma coisa. Embora ambos estejam conectados a viagens e lazer, esses dois setores têm diferenças distintas que precisam ser compreendidas,se você seja considerando um diploma, uma carreira na área, um prestador de serviços e ou tornar-se um empreendedor no setor.
Ao saber como eles são diferentes, você pode escolher quais as melhores decisões que o ajudarão a ter sucesso neste segmento econômico tão relevante no mundo pós Covid, onde a qualidade de vida e os valores da vida.
Qual é a diferença entre turismo e hospitalidade?
Hospitalidade é uma área que se concentra em fornecer acomodações a visitantes organizadas em uma cadeira interdependente, um ecossistema econômico à hospitalidade, como hotéis, motéis, restaurantes, navios de cruzeiro, clubes de campo, cassinos e centros de convenções, enquanto o turismo se concentra em fornecer atrações e eventos de qualidade, a fim de atrair turistas para vir.
Para que cada um desses campos seja bem-sucedido, eles se concentram em maneiras específicas de manter as pessoas satisfeitas para que elas retornem. As empresas de hotelaria devem construir relacionamentos sólidos com seus hóspedes, não apenas para evitar que eles procurem um concorrente, mas também para fazer com que eles voltem.
Muitas empresas de turismo são classificadas como empresas de hospitalidade, pois também devem ter relacionamentos significativos, mas estão mais focadas em atividades de viagem que podem incluir planejamento e marketing intensos.
Quais são as semelhanças entre turismo e hospitalidade?
Tanto o ecossistema econômico da hospitalidade como o do turismo concentram-se em servir as pessoas quando estas viajam.
Estes são campos altamente competitivos e em constante mudança que exigem que as pessoas sejam capazes de se adaptar a um mercado e a um ambiente de trabalho em constante mudança. Os profissionais de turismo e hotelaria precisam ser bons profissionais de marketing para atrair clientes e potenciais clientes para seus setores.
O ecossistema econômico de viagens e turismo se concentra em ajudar as pessoas a planejar e executar seus planos de viagem. Alguns empregos em gestão de turismo incluem:
Agente de viagens
Um agente de viagens é uma ótima carreira para quem se formou em turismo. Os agentes de viagens trabalham com seus clientes para planejar suas viagens, por isso devem ser altamente organizados e ter conhecimento do setor de viagens para que possam reservar resorts, navios de cruzeiro, viagens aéreas e muito mais para seus clientes.
Os agentes de viagens também auxiliam os clientes com seus orçamentos de viagem, calculando os custos de viagem e ajudando os clientes a escolher viagens e aventuras que caiba em seu orçamento. Eles também podem ajudar os clientes a obter seus passaportes ou outros documentos para que possam viajar legalmente.
A remuneração de um agente de viagens varia porque muitas vezes ele ganha comissões com base nas viagens e serviços que reserva, bem como no ambiente em que trabalha. Os agentes de viagens podem trabalhar de forma independente ou trabalhar com uma agência de viagens, dependendo da demanda em sua área.
Comissária(o) de bordo
Um comissário de bordo trabalha em uma companhia aérea para ajudar os viajantes a chegar ao seu destino com segurança e conforto. Embora os viajantes muitas vezes vejam o trabalho simples dos comissários de bordo, como distribuir lanches e coletar lixo, os comissários de bordo também são treinados sobre como ajudar a proteger a segurança dos passageiros se algo der errado.
Os comissários de bordo precisam ser bons no trabalho com as pessoas, mesmo aquelas que não estão de bom humor ou que enfrentam frustrações quando viajam. Um dos principais benefícios desta profissão é viajar e explorar muitos destinos ao redor do mundo.
O Bureau of Labor Statistics (BLS) estima que a procura por comissários de bordo aumentará 17% entre 2023 e 2029, pelo que é um excelente momento para prosseguir esta carreira.
Que empregos existem no ecossistema da hospitalidade?
Empregos em hotéis, restaurantes e centros de eventos tendem a se enquadrar na categoria da indústria hoteleira. Gerentes de hotéis, gerentes de eventos, balconistas de hotéis, gerentes de bares e chefs são apenas alguns exemplos neste setor, com detalhes a seguir:
Gerente do hotel
Um gerente de hotel garante que os hóspedes se sintam confortáveis durante a estadia em um hotel ou resort. Eles podem ter que providenciar o transporte de cobertores ou outras comodidades para os quartos do hotel, supervisionar os funcionários do hotel e garantir que os suprimentos, como sabonete e xampu, sejam solicitados em tempo hábil.
Em uma propriedade resort, o gerente do hotel também pode ser responsável pelo entretenimento. O ambiente ou localização exato ditará os deveres e responsabilidades exatos para esta função. No geral, é função do gerente lidar com as necessidades de atendimento ao cliente que surgem durante a estadia do hóspede.
Concierge
Um concierge é contratado por um resort ou centro de eventos para ajudar os hóspedes a reservar entretenimento e aproveitar sua estadia ao máximo. Esses profissionais precisam conhecer bem sua região para que possam conectar os hóspedes às opções de entretenimento que melhor se adaptam aos seus gostos e desejos para a viagem.
Profissionais de concierge tendem a ser contratados por resorts sofisticados e hotéis de luxo. Hóspedes, tipo high-end, esperam ter alguém para ajudá-los a reservar seus serviços e estão dispostos a dar boas gorjetas por esse serviço.
Profissionais de restaurantes e catering
A hospitalidade é também a indústria que abrange restaurantes e serviços de catering. Embora os interessados em abrir um restaurante ou empresa de catering também precisem explorar o treinamento em serviços de alimentação, o treinamento em hospitalidade os ajudará a compreender o lado do atendimento ao cliente desse setor. Esses profissionais podem trabalhar em qualquer lugar onde alimentos e bebidas sejam preparados e servidos, incluindo hotéis, resorts e restaurantes.
Um gerente ou planejador de eventos ajuda a planejar grandes eventos para garantir que todos os participantes aproveitem a experiência. Esses indivíduos, como outros na indústria hoteleira, precisam ser altamente organizados. Os gerentes de eventos planejarão todos os detalhes, coletarão propostas de locais e fornecedores, coordenarão o transporte dos participantes, providenciarão alimentação e até mesmo se conectarão com hotéis locais para garantir que as pessoas tenham um lugar para ficar.
Eles ajudam seus clientes a gerenciar e maximizar seus orçamentos e garantem que tudo esteja pronto quando o evento especial começar.
O
Bureau of Labor Statistics (BLS) estima que esta carreira crescerá 8% entre 2023-2029, o que é muito mais rápido que a média.
Aproximadamente 10.800 novos empregos serão criados nesta área, por isso é um ótimo momento para considerar a busca por uma posição em gerenciamento de eventos.
Comece hoje mesmo a sua jornada de hotelaria ou turismo!
Os segmentos do turismo e a hospitalidade são atraentes para você, então encontrar uma carreira nessas áreas vai garantir mais qualificação e interdisciplinar, em especial o amplo uso da tecnologia e processos de CRM.
Desde 1997, quando criei os workshops TURISMO UM BOM NEGÒCIO, agredido no setor e em sua pronta recuperação.
Suce$$o !
Álvaro ORNELAS*
Fonte: Governo dos Estado Unidos, https://www.bls.gov/
*Para ORNELAS, viajar é sempre um aprendizado. Como consultor em aceleração econômica de territórios no Brasil, investiga e escreve sobre planejamento turístico, marketing de destinos e tem como meta de vida conectar-se e inspirar agentes do turismo no Brasil.
Quando ele não está observando as tendências em aceleração econômica de territórios está promovendo negócios imobiliários e a internacionalização de empresas por meio da empresas do GRUPO SALOMÃO, o qual é sócio-fundador.
No comments:
Post a Comment