Wednesday 5 June 2024

Dia 5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho para destacar os desafios ambientais do nosso tempo. 


Imagem: Ministério do Meio Ambiente, Brasil. 



Se compararmos o Brasil com a Comunidade Européia, veremos que estamos à frente na produção de energia limpa em metros quadrados de conservação e percentuais de territórios conservados. O Dia Mundial do Meio Ambiente concentra-se na restauração de terras, para mitigarmos os impactos das mudanças climáticas. 


O Brasil, com a maior biodiversidade do Planeta, é o País que mais tem a perder com a degradação do Meio Ambiente, ao mesmo tempo é o país que CONSERVA e mais gera energia limpa para sua aceleração econômica e deve exigir da 

O que o Brasil faz, não é suficiente! Necessitamos caminhar para o Nível 4.0 de conservação e gerarmos uma consciência ecológica onde todos os dias entendamos que cada gesto da civilização impacta o Meio Ambiente. 

Como aumentar a produção de alimentos? Como evitar a desflorestação e a urbanização em franca expansão. 

Todos os ecossistemas ambientais primeiro e depois os arranjos produtivos devem ter consciência de seus atos. 

Solos saudáveis ​​armazenam enormes quantidades de carbono que, se libertados, causaram um enorme aumento no aquecimento planetário. 

As alterações nos cursos de água, o aterro de mangues, a poluição e o consumo insustentável de recursos hídricos estão a causar impactos irreversíveis com relação à água e a reduzir a biodiversidade aquática (rios e oceano). 

Globalmente, o equivalente a um campo de futebol sofre erosão a cada 5 segundos. No entanto, são necessários 1.000 anos para gerar 3 centímetros de solo superficial.

O Brasil e a América Latina, onde vivem aproximadamente 340.000.000 de pessoas, enfrentam impactos crescentes da pressão hídrica e da degradação dos solos. 

Os Mangues são áreas prioritárias sobre a restauração de terras, a desertificação e a resiliência à seca na região. Nosso Programa Mangue Legal explora soluções aplicáveis ​​à região, tais como a utilização circular de recursos hídricos, e proteção do manguezal e mitigação dos impactos climáticos, da ciência cidadão e dos princípios oceânicos. 




No comments: