LEMBRANÇAS VERDES: COMO VIAJAR IMPACTA A SUSTENTABILIDADE POPULAR
Imagem: Castanheira-do-Brasil (Bertholletia excelsa) |
© WWF-Brasil / Clóvis Miranda
“Mais do experiência, o destino ensina seu território, mas também lhes dá possibilidade de refletir sobre as coisas quando voltarem para casa.”
— Álvaro Ornelas
O que é melhor do que uma lembrança? Trazendo para casa o tipo de aprendizado que inspira você a fazer as coisas de maneira diferente. É exatamente isso que dois empresários de Alta Floresta e do território da Amazônia Mato-Grossense estão tentando encorajar os que visitam: como causar um impacto positivo quando viajam e fazer melhores escolhas que criem mudanças nas suas comunidades.
Começamos com um passeio de bicicleta pelo Parque das Capivaras antes de visitar dois operadores turísticos. Primeiro, ouvimos a fundadora da Green Bike Tours, onde viu a transição da empresa dos combustíveis fósseis para as energias renováveis. Sua organização sem fins lucrativos oferece passeios com foco educacional cobrindo vários tópicos, como cultura da bicicleta, espaços verdes, edifícios sustentáveis e eficiência energética.
Conhecer a fundadora da Fundação Cristalino, uma ONG ambiental que pretende envolver o maior número de pessoas possível na luta contra em prol a conservação e uso sustentável da Floresta e recursos hídricos do território da Amazônia Mato-Grossense oferece metodologias de educação ambiental gratuito Alta Floresta e região - desde que as pessoas recolham o lixo enquanto os utilizam e compartilhem suas experiências de observação de aves nas redes sociais. Até hoje, recolheram toneladas de resíduos, mostrando como ações simples podem fazer uma grande diferença.
“Acho que isso criará um efeito cascata, uma onda positiva na mentalidade das pessoas.
E podem começar a pensar sobre como consomem, como compram, como vivem a sua vida quotidiana.” - Rosilda Dallariva
Em Alta Floresta e seu território Amazônia Mato-Grossense você aprenderá:
> Sobre o turismo sustentável como ferramenta para a educação e o papel que as organizações podem desempenhar na educação dos viajantes.
> Como as viagens podem contribuir para a conscientização sobre as questões ambientais.
> Por que as cidades precisam considerar o impacto do turismo no ambiente e nas comunidades locais e liderar o apelo por práticas de viagem mais sustentáveis.
> Como ações simples, mas impactantes, podem fazer uma diferença positiva na abordagem dos desafios ambientais.
No comments:
Post a Comment