Roteirização
Travessia do Pantanal é destaque no Mercado TUrístico do Brasil.
Os turismo ontem e hoje, além dos visitantes regionais pudem conferir um pouco da extraordinária riqueza que a Região Centro-Oeste brasileira. Reunindo os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, o Roteiro Integrado Travessia do Pantanal apresentou ao público experiências gastronômicas pantaneiras, além do artesanato típico com argila, espetáculos culturais e réplicas da fauna e da flora local.
De acordo com as secretárias de turismo do Mato Grosso, Teté Bezerra, e do Mato Grosso do Sul, Bruno Silva, "o momento foi extremamente propício para que as pessoas pudessem vivenciar a exuberância do Pantanal, reunida em um único roteiro turístico integrado".
Criado por meio da 2ª edição do Projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, que teve a gestão do Instituto Marca Brasil com a OSN CONSULTORIA - o Roteiro Travessia do Pantanal envolveu a participação dos municípios de Cáceres, Poconé, Corumbá, Ladário, Miranda e Porto Murtinho.
No âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, o Projeto Rede de Cooperação propôs a estruturação de roteiros turísticos intermunicipais, com base nos princípios de cooperação, integração e sustentabilidade ambiental, econômica, sócio-cultural e política. De um modo geral, portanto, tratou-se de um processo participativo, que promoveu a identificação, a elaboração e a consolidação de novos roteiros turísticos, no intuito de estruturar a oferta dos territórios e transformá-la em produto rentável e comercialmente viável.
Em virtude de seu caráter participativo, voltado para a construção de parcerias, a roteirização teve como pressuposto promover a integração e o compromisso dos envolvidos, fomentando, assim, o adensamento dos negócios, a inclusão social, o resgate e a preservação dos valores culturais e ambientais da regiões – tendo como resultado o desenvolvimento de roteiros integrados capazes de fomentar a economia das regiões turísticas.
A segunda edição do Projeto Rede de Cooperação conquistou resultados que atestam o êxito da iniciativa quanto à diversificação e à qualificação da oferta turística em nosso País.
Além da Travessia do Pantanal, que integrou os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul em um roteiro com foco em ecoturismo, turismo rural e de pesca, o projeto ensejou também a criação de mais quatro novos roteiros: Aparados da Serra, unindo Rio Grande do Sul e Santa Catarina; o Sudeste Recebe, por São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro; a Rota 174, que abarca o Amazonas e Roraima; e o roteiro Civilização do Açúcar, que percorre municípios de Pernambuco, Paraíba e Alagoas – integrando, assim, 71 municípios em 13 estados da Federação.
Conheça mais sobre o Roteiro Integrado Travessia do Pantanal:
No comments:
Post a Comment