Monday 1 August 2022

Cidades Inteligentes, o grande nicho no mercado imobiliário do Brasil e mundo.




Por Álvaro Ornelas*


Em 2022, o mercado de Smart Cities foi dominado pela América do Norte devido ao lançamento da tecnologia 5G nos EUA (em 2019) e a o inícios da tecnologia nas principais capitais do Brasil em 2022 e 2023, as quais terão condições de fornecer transporte inteligente e implantação de infraestrutura de conectividade cívica. 

A crescente urbanização e a eletrificação de edifícios para reduzir a emissão de carbono estão levando ainda mais ao desenvolvimento do mercado de cidades inteligentes.

O rápido uso de tecnologia analítica avançada, como aprendizado de máquina, IA**, cadeia de blocos e assim por diante, para fornecer mobilidade e transporte inteligentes ao público, está aumentando o crescimento do mercado.

O uso crescente de tecnologias inteligentes, como IoT***, IA** e assim por diante, resultou em uma enorme formação de dados, o que está levando a aumentar os problemas relacionados à privacidade e segurança. Esse problema está dificultando a segurança pública, pois torna os dados vulneráveis à ataques cibernéticos e fáceis para hackers invadirem os dados, o que dificulta ainda mais o crescimento do mercado.


Suce$$o !!!

💪🏻🎯


*Álvaro Ornelas é consultor especializado em aceleração territorial, atua no mercado imobiliário e turístico do Brasil. É diretor do Grupo Salomão. Um dos thinktank da Essência Náutica do Brasil, Fundador e Presidente da ANCORA (Ass. Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil) também com experiência no desenvolvimento do cluster de produção náutica em Santa Catarina e de regiões turísticas em todo no Mato Grosso e Brasil. Idealizador do conceito SMART SEA criado por sua empresa de consultoria. É também sócio em marinas no Brasil e em condomínios inteligentes.


** AI. Inteligência Artificial.

***IoT. Internet das Coisa, em inglês: internet of things.


Referências bibliográficas consultadas:

Grupo Salomão | www.salomao.capital

Ecole d´Tech de Lyon | www.esme.fr

Industy Arc | www.industryarc.com

South Poland CleanTECH Cluster | www.spcleantech.com

Imagem ilustrativa:

spcleantech.com









No comments: