Tuesday 4 October 2022

POMERODE (SC) DESTINO DE INVESTIMENTOS.

 Aceleração Econômica de Territórios:

Pomerode (SC) destino de investimentos no Sul do Brasil.


Por Álvaro Ornelas*

   

O município ocupa uma área de 216 quilômetros quadrados e tem como principais atividades econômicas a indústria do vestuário, indústria metal mecânica, indústria de plásticos, indústria da porcelana, indústria de produção de cimento, fabricação de produtos em madeira e artesanato, fabricação de alimentos (queijo fundido e chocolate), porém os maiores investimentos vêm sendo realizados no setor de turismo, entretenimento e gastronomia.

Em 2022, o destaque é para o Parque Temático Alles Park um investimentos inicial de R$ 50 milhões que, ao abrir, coloca a cidade em um nível de “atratividade” igual a vizinha Blumenau e demais destinos indutores do fluxo turístico na região do Vale Europeu de Santa Catarina. Neste empreendimento o destaque é a Vila da Neve, atração inédita no Estado e a principal atração do Alles Park. Que conta ainda na primeira fase com a Vila Germânica com gastronomia típica, artesanato da região e claro uma típica cervejaria. Ainda terá vários espaços ao ar livre e atrativos de Carrossel entre outros. Porém os investimentos não param aí, mais investimentos em espaços para eventos e bondinho que permitirá explorar mais ainda a natureza de Pomerode.

 



Ainda este ano, foi anunciada outro atrativo, a loja de porcelanas Oxford, que está investindo R$ 41 milhões em uma grande experiência de compras aos visitantes desde novo “grande” destino do turismo catarinense.

Faz total sentido em ampliar ações de comercio diretamente ao público, apostando no verdadeiro aumento do fluxo de visitantes à Pomerode com “sede” de experiências em compras também. Além do mais a Pomerânia é fonte de inspiração para padrões e design em porcelana em outras partes do mundo como a Inglesa Ridgway. É referência na Alemanha por ser também um polo crescente no turismo no Norte da Europa, ainda pouco conhecido no Brasil, assim como sua “irmã” mais nova, Pomerode em Santa Catarina, Brasil.

 


Ao consolidar se como novo destino indutor do fluxo turístico, ou seja, um município que é destino fim, Pomerode agrega mais valor aos pacotes viagens do Sul do Brasil, pois passa a configurar entre destinos como Penha (Beto Carrero), a vizinha Blumenau e Balneário Camboriú. Nem tudo era assim, lembro ainda que em 2007, a comunidade estava apreensiva com relação ao seu papel no turismo regional, pois já contava com o único Zoológico de Santa Catarina e os destinos tradicionais só impactavam no seu fluxo turístico de durante os grandes eventos de Outubro.

Após a formação do Grupo Gestor do Turismo local, o qual foi incentivado pela Secretaria Estadual de Organização do Lazer (SOL), com apoio do Ministério do Turismo (Programa de Regionalização) e da SANTUR que ajudou a promoção. Este grupo de trabalho desenvolveu o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e do Esporte de Pomerode (2007), este ordenamento colocou a gestão do turismo em evidência na comunidade local e mais e mais pessoas de Pomerode  começaram a entender seu papel e potencial especificamente no mercado turístico, não adiantava copiar os cases de sucesso, era necessário uma revisão e análise profunda de seus saberes e fazeres, e como transformar o diferencial em potencial competitivo no mercado do turismo de Santa Catarina, aproveitando os destinos indutores (os que atraem fluxo) de Blumenau e Balneário Camboriú. A união dos esforços do setor público (Prefeitura e Estado), da sociedade civil organizada e principalmente dos pequenos e médios empresários de Pomerode, no meu entender, a grande conquista para criar um “novo destino de indução” do fluxo de pessoas nas esferas regional, estadual e Nacional.



Assim nasce o conceito de “cidade mais alemã do Brasil” o qual reflete verdadeiramente o estilo de vida, os saberes e os fazeres de seus moradores que fazem questão de conservar suas raízes sem deixar de crescer e consolidarem se no mercado turístico.

Esta conservação do patrimônio cultural legado dos imigrantes alemãos, da Pomerônia, região ao noroeste da Alemanha que continua pela Polônia às margens do Mar Báltico. Resultou o fato de que além do português, grande parte da população local fala um alemão próximo do alemão-padrão (hochdeutsch), porém a língua original da maioria dos pomerodenses é o pomerano. Atualmente, o município coexiste com os três códigos linguísticos na cidade (português, alemão e pomerano). E esta ligação com as raízes destes colonizadores do sul do Brasil, são mantidas e dão a Pomerode o título de a cidade mais alemã do Brasil, devido ao alto grau de preservação dos costumes e cultura alemã presentes em todos os cantos por onde se passa.

Em acordo com o grupo de empresários que atualmente trabalham e incentivam os investidores locais e regionais a investires na cidade em novos meios de hospedagem, diversificação da gastronomia contemporânea e em experiências de compras e entretenimento (museus interativos, mais parques temáticos) e no turismo rural. Porém com a maior oferta de UHs e espaços de eventos, logo Pomerode poderá acolher empreendimentos empresarias e ou culturais como sua vizinha Blumenau faz.



Aproveitando o aumento do fluxo turístico, o comercio local também vê no turismo outra forma de vender e as lojas podem abrir até mais tarde ou em feriados e final de semana.

Pomerode, o crescimento de um “pequeno”, porém grande destinos de indução do turismo no Sul do Brasil.

#VivaPomerode é o convite que este município nos faz!

 

Suce$$o! 

💪🏻🎯

 

*Álvaro Ornelas é consultor especializado em aceleração territorial, atua no mercado imobiliário e turístico do Brasil. É diretor do Grupo Salomão. Um dos thinktank da Essência Náutica do Brasil, Fundador e Presidente da ANCORA (Ag Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil) também com experiência no desenvolvimento do cluster de produção náutica em Santa Catarina e de regiões turísticas em todo no Mato Grosso e Brasil. Idealizador do conceito SMART SEA criado por sua empresa de consultoria. É também sócio em marinas no Brasil e em condomínios inteligentes.

 

Referências bibliográficas consultadas:

Prefeitura Municipal de Pomerode. | www.pomerode.sc.gov.br/sobre-secretaria/7

Plano de Desenvolvimento do Turismo, 2007. | www.pomerode.sc.gov.br/downloads/PROJETO%20%20POMERODE%202020%20V.%2008%202007.pdf

Jornal Notícias do Dia, 2022. | www.ndmais.com.br/turismo/fotos-novo-parque-promete-neve-em-pomerode-com-investimento-de-r-50-milhoes/

Economia SC, 2022. |  www.economiasc.com/2022/05/16/oxford-vai-abrir-loja-em-pomerode-e-investir-r-41-milhoes-nas-fabricas/

 

Imagens\Fotos:

JOrnal ND, divulgaçao. 

Loja Oxford Pomerode | www.visitepomerode.com.br/pomerode/oxford-crystal/

Visite Pomerode | www.visitepomerode.com.br  


Visite e VIVA POMERODE!

Calendários anual |  www.visitepomerode.com.br/calendario-eventos/








#GrupoGestor, #Competitividade, #TurismoCULTURAL, #TURISMOBrasil, #OSNconsultoria, #ORNELAS10, #DestinosIndutores,  #ANCORA,  #cidadesInteligente, #cidadeDasPessoas, #CRIAcomSabedoria, #NossaNATUREZA, #GrupoSalomão, #SalomãoGARDEN, #Permacultura, #AçõesCERTEIRAS, #ResultadosCONSISTENTES, #ResultadosCONSISTENTEaosMERCADO, #FOCOnasPESSOAS

 

No comments: