Monday 31 October 2022

FUTOURISMO: Engajamento Socio-Ambiental.

 3/4 DOS millennials RECEBERIAM MENOS PARA TRABALHAR PARA UM EMPRESA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL


Por Álvaro Ornelas*

Pesquisa realizada enquadra o perfil da Geração dos Milênios com um diferencial e real preocupação com o meio ambiente, de forma que nunca vimos antes. O senso de uso dos recursos e os níveis de impactos causados ao meio ambiente a cada dia são mais “valorizados” por esta geração. E quem não está em alinhamentos com estes compromissos ambientais é CANCELADO.


Enquanto 88% dos entrevistados no Nordeste Americano dizem que seu trabalho é mais gratificante quando os empregadores oferecem oportunidades para causar um impacto positivo. E Três quartos (76%) dos Millennials consideram os compromissos sociais e ambientais de uma empresa ao decidir onde trabalhar e quase dois terços (64%) não aceitarão um emprego se um potencial empregador não o fizer.

Fica claro que as empresas, as organizações, os municípios e seus territórios estão, a cada dia, mais forçados a terem COMPROMETIMENTO com os critérios de ESG, Metas do Milênio e amplo uso de tecnologia (5G e IoT) em suas decisões e ações do presente devem refletir PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO e um alto nível de credibilidade por parte dos gestores e usuários.

Ter fortes práticas de responsabilidade social corporativa (RSE), de acordo com as boas práticas de ESG e o devido enquadramento em cada uma das Metas do Milênio.

A pesquisa ainda revela que o envolvimento significativo em torno da RSC é um negócio – e um resultado final – imperativo, impactando a capacidade de uma empresa de atrair, reter e inspirar o talento da geração do milênio.


Mais do que qualquer outra geração, os Millennials veem o compromisso de uma empresa com práticas de negócios responsáveis como um fator chave para suas decisões de emprego:


> 75% dizem que aceitariam um corte salarial para trabalhar para uma empresa responsável (vs. 55% da média dos EUA).


> 83% seriam mais leais a uma empresa que os ajudasse a contribuir com questões sociais e ambientais (vs. 70% da média dos EUA).


> 88% dizem que seu trabalho é mais gratificante quando recebem oportunidades para causar um impacto positivo em questões sociais e ambientais (vs. 74% da média dos EUA)

> 76% consideram os compromissos sociais e ambientais de uma empresa ao decidir onde trabalhar (vs. 58% da média dos EUA).


> 64% não aceitarão um emprego de uma empresa que não tenha fortes práticas de RSC (vs. 51% da média dos EUA).


“A geração do milênio em breve representará 50% da força de trabalho e as empresas terão que evoluir radicalmente sua proposta de valor para atrair e reter esse grupo socialmente consciente”, diz Álvaro Ornelas, Diretor e co-fundador do Grupo Salomão e da ANCORA DA ECONOMIA DO MAR, duas inicitivas empresárias alicerçadas no desenvolvimento sustentável. “Integrar um senso mais profundo de propósito e responsabilidade na experiência de trabalho terá um claro retorno financeiro para as empresas.”, reforça o executivo.


Porém não somente a geração Millennials quer ouvir o que seus empregadores estão fazendo para serem mais responsáveis, eles querem ser cocriadores e facilitadores de soluções, parte do processo de recuperação ambiental global.





Esse grupo é o mais provável entre as gerações americanas de querer se envolver diretamente nos esforços de RSC de uma empresa ou de uma cidade:

> 88% acham importante que seu empregador compartilhe metas, progresso e conquistas relacionadas aos esforços de RSC (vs. 75% da média dos EUA)

> 89% querem ser participantes ativos para ajudar sua empresa a melhorar suas práticas de negócios responsáveis, fornecendo feedback, ideias e soluções potenciais (vs. 78% da média dos EUA)

> 89% esperam que os empregadores forneçam atividades práticas em torno das responsabilidades ambientais no local de trabalho (vs. 77% da média dos EUA)

Para a geração dos Millennials, não basta simplesmente trabalhar para uma empresa que está indo bem, eles querem colocar a mão na massa – fornecer ideias, sugerir melhorias e participar dos esforços na prática – mudar de hábitos e abrir mão de diversos tipos de conveniências do dito “padrão”. As empresa que oferecem espaço e oportunidades para isto acontecer serão recompensadas com uma força de trabalho mais engajada e investida.

Já há demanda para empresas que oferecem propostas de causar menor impacto de dentro e fora do escritório.

Não se trata de futuro, é o presente que ainda não adaptou ou entendeu o novo “padrão de mercado”.

ESG é um ordenamento para pavimentar caminhos para um mundo verdadeiramente mais sustentável ambientalmente, socialmente e economicamente. A vida profissional é levada em conta e a vida pessoal se unem por meio de ações e práticas no mesmo sentido. O maior valor observado é a colaboração verdadeira em ajudar. Este padrão reflete ainda mais na hora de consumo, ou seja, as marcas têm mais impactos e fazem mais sentidos se apoiam e praticam dentro dos critérios de ESG.

Resumo, o sonho da geração de 60, aconteceu: O mileniall estão entregando um mundo melhor para as próximas gerações. 

Negócios verdes!  




No comments: