Principal motivo para se instalar um vinícola é o terroir da região, entender as peculiaridades e vantagens do microclima, do solo, do terreno e da região.
Neste contexto, ao visitar a Chapada da Diamantina na Bahia, conheci um empreendimento "fora da curva", a Vinícola Uvva. A instalação foi inovadora e necessária para consolidar também a Chapada da Diamantina em um pólo turístico sustentável por meio do Enoturismo. Além do ecoturismo, turismo de aventura que são os "carros chefes". A instalação da viticultura na região, ao mesmo tempo favorece a instalação de novas experiências no município e em toda e região.
Brasil, surpreende positivamente sempre!
SOBRE A REGIÃO
A combinação de uma imponente cadeia de serras com vegetação exuberante e rios e cachoeiras caudalosos faz bater mais forte o coração dos amantes do ecoturismo e dos esportes de aventura. Mas quem percorre as trilhas que atravessam os 24 municípios da Região da Chapada Diamantina, localizada no centro do território do estado da Bahia, nem sempre sabe que há muito mais naquela extensão de terras do que as belas paisagens conseguem nos mostrar ao primeiro olhar.
UMA VINÍCOLA NA CHAPADA DIAMANTINA
O que os céticos chamariam de improvável, nós escolhemos chamar de oportunidade.
Foi assim que Mucugê, município cortado pelo Rio Paraguaçu que fica a cerca de 450 quilômetros da capital Salvador, se revelou como lugar ideal para a Vinícola Uvva iniciar uma nova história de empreendedorismo empresarial com impactos nos 24 municípios da região.
Nossas parreiras estão plantadas em um solo franco-argilo-arenoso, marca registrada da região, que garante o desenvolvimento pleno dos vinhedos graças a uma estrutura que equilibra drenagem, plasticidade e profundidade adequadas.
A amenidade do clima tropical de altitude é outro traço geográfico fundamental que torna o projeto de instalar uma vinícola na Região da Chapada Diamantina ainda mais promissor. Localizado a uma altitude de 1.150 metros acima do nível do mar, o território desfruta do privilégio natural de possuir estações bem definidas.
Isso permite à nossa equipe de especialistas traçar estratégias de produção mais assertivas, contando com um regime regular de chuvas, coisa rara até mesmo nas regiões mais tradicionais do segmento de viticultura, seja no Brasil ou no mundo.
ESSE É O NOSSO TERROIR
A alternância balanceada entre períodos de precipitação e estiagem ganha o reforço da amplitude térmica típica da localidade. A diferença entre as temperaturas mínima e máxima pode chegar a vinte graus. O resultado é uma combinação de dias ensolarados e noites frias na mesma época do ano. Sabemos que essa curiosa dança dos termômetros é também um dos aspectos que asseguram a boa qualidade dos vinhos.
Essas peculiaridades climáticas de Mucugê permitem inserir na sua rotina operacional a aplicação de técnicas de otimização dos processos como dupla poda, também conhecida como poda invertida. A exemplo das vinícolas da Região do Rio São Francisco.
A técnica consiste em redirecionar o ciclo produtivo da videira, promovendo o primeiro corte durante o inverno (mais especificamente no mês de agosto), para a formação dos ramos produtivos, e o segundo já no auge do verão (no mês de janeiro), dessa vez para a produção propriamente dita.
Tendo a Serra do Sincorá como pano de fundo, o elemento humano lança mão de conhecimento especializado e inovação tecnológica para se colocar em harmonia com a paisagem e honrar os recursos oferecidos por uma natureza gigante e generosa. É a combinação de todos esses fatores que constrói o cenário perfeito para o surgimento de um terroir único na Chapada Diamantina.
A palavra “terroir”, de origem francesa, não encontra tradução em outros idiomas que dê conta da complexidade e sutilezas que esse conceito oculta. Nós nos arriscamos a dizer que você irá encontrar sua própria forma de decifrar esse enigma quando experimentar os nossos vinhos.
Assim a Vinícola UVVA abre as portas e mostra seus encantos!
Comprometida com a qualidade, a empresa capacitou pessoas da região para poderem aproveitar todo potencial local no novo nicho. Novas vagas de empresa direto e indiretos ligados à produção de vinhos, mas também a toda a cadeia da hospitalidade - turismo, o enoturismo de qualidade chega ao interior da Bahia.
Com um público alvo high-end, a empresa está comprometida também em cuidar de cada detalhe para que a experiência de conhecer a UVVA seja inesquecível.
E, tudo indica que conseguirão ser grandes no segmento. A cada momento superar as expectativas do visitante (hóspede ou não).
Agora, oficialmente, a UVVA abre as portas! A vinícola, a cada dia, se consolida como mais um motivo para amantes do enoturismo incluírem a Chapada Diamantina em seus roteiros de viagem.
O que o turista irá ver é o resultado de uma década de trabalho intenso, que envolveu um time de especialistas em uma jornada de estudos minuciosos e investimentos no que há de mais atual em tecnologia e em técnicas de hospitalidade que não perde para os destinos do ecoturismo já consolidados: Serra Gaúcha ou até mesmo Mendonza.
Padrão AAA, a UVVA é a nova estrela do enoturismo nacional, e vale a pena conhecer !!
ENCANTO ESPECIAL
Para honrar a espera dos enófilos de plantão, já se tem à disposição sete rótulos de uma linha especial, composta por brancos e tintos.
Todos vinhos finos produzidos sob padrões de excelência, que nos permitiram levar para cada garrafa uma bebida de identidade única, a partir de uvas como:
Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Além dos vinhos, que podem ser adquiridos de qualquer parte do Brasil, exclusivamente pelo e-commerce da UVVA.
A UVVA reserva momentos especiais para quem visitar a vinícola pessoalmente. Seja para um breve passeio turístico, uma visita panorâmica para apreciar a paisagem exuberante ou uma pausa para mergulhar mais fundo no mundo dos vinhos, o encantamento está garantido.
EXPERIÊNCIA PERSONALIZADA
O mais importante, qualidade para fornecer experiências memoráveis para todos os visitantes. As visitas são guiadas por especialistas que, além de serem apaixonados por vinhos, conhecem cada detalhe do projeto UVVA e estão preparados para oferecer um atendimento personalizado aos turistas.
Assim como os seus vinhos, a UVVA sabe que cada visitante também é único e ela está habilitada a atender as demandas pessoais de cada visitante.
Com um time campeão de colaboradores, as visitas podem se transformar em oportunidades para conhecer um pouco mais sobre a trajetória da família Borré, que contribui para o desenvolvimento do agronegócio baiano desde a década de 1980; ver de perto os 52 hectares de vinhedos plantados em uma inusitada forma de pivot; conhecer na intimidade o processo de produção do vinho, do plantio da uva à aplicação do rótulo.
Uma visita à vinícola UVVA é algo realmente extraordinário!
Sucesso a todos amigos e parceiros,
Álvaro ORNELAS*
*Para Ornelas, viajar é sempre um aprendizado. Como consultor em aceleração econômica de territórios no Brasil, investiga e escreve sobre planejamento turístico, marketing de destinos e tem como meta de vida conectar-se e inspirar agentes do turismo no Brasil.
Quando ele não está observando as tendências em aceleração econômica de territórios está promovendo negócios imobiliários e a internacionalização de empresas por meio da empresas do GRUPO SALOMÃO, o qual é sócio-fundador.
Referências Bibliográficas:
Vinícola Uvva
Ministério do Turismo
Bahiatursa
Fotos: acervo promocional da vinícola Uvva.
Pesquisa: Estratégia,MarketingTURÍSTICO,PlanejamentoESTRATÉGICO,DTI,DestinoTurísticoInteligente,TurismoSustentável,CriarComSabedoriaNossaNatureza
No comments:
Post a Comment