COMO A REALIDADE AUMENTADA APOIA A EXPERIÊNCIA TURÍSTICA PARA GERAR QUALIDADE PERCEBIDA?
Construir
uma experiência incrível para o visitante é essencial para o sucesso de um
destino. A realidade aumentada (RA) tem um papel importante a desempenhar nesse
sucesso, pois começa a aprimorar as experiências do mundo real por meio das
principais tecnologias aplicadas ao mercado turístico, em destinos ou territórios que tenham um plajamento desenhado com foco no mercado e no cliente.
Imagem: Empresa REAMP de Mapas em RA. .
Em 2015, visitando
a região
da Toscana na Itália, recebi de uma amiga local uma dica incrível, baixar
um aplicativo (APP) para smartphone. Foi minha primeira experiência com a tecnologia
da realidade aumentada (RA), que na prática, adiciona uma camada de orientação, conteúdo e
entretenimento aos locais físicos visitados (ou descobertos) ,por meio de um novo uso da câmera do
telefone móvel. O APP baixado foi o Tuscany
+ , foi o primeiro desses aplicativos criados especificamente para o turismo
como um "guia interativo em tempo real" destinado a aprimorar a
experiência do visitante em um território.
A tecnologia
de RA tornou-se amplamente usada no turismo, na Italia, que desde então, vem aproximando uma
estratégica de promoção, guiamento e “entrega de experiência” com o cliente. Como usá-la? Eis
aqui mais um desafio do Futourism do Brasil, aqui a relação da palavra inovação
é entendia como tecnologia e tecnologia é “comprada” como produto pronto
vendido aos destinos que entender está “solucionando” sua relação entre poder
público – iniciativa privada e cliente. Não é bem assim.
Primeiro
entendimento é que o desenho e planejamento da experiência de usuário (ou até mesmo a experiência turística) a ser entregue em
uma cidade/destino ou território com diversos atrativos a diversos públicas,
rotas e roteiros muito específicos deverão ser desenhados, por algumas vezes, o
mesmo atrativo é mostrado de formas diferentes dependendo do perfil do
visitante. Aí nós, o Brasil, perde muito, pois não há informações, há dados (algumas iniciativas), mas eles não fazem parte do planejamento e ações diárias de gestores de turismo privados e não privados. Temos dados e algumas informações mínimas,
mas não usamos no desenho de experiências - fato constatado no mercado. Desenhar uma experiência de uso no mundo físico, para vender coisas analógicas para determinado público com o uso e ajuda do "meio virtual". Aí, depois de desenhado e planejado, aí sim, aplicar diversas tecnologias à estratégia.
Ao usar o Toscany+ só foi válido porque haviam conteúdos releventes para o meu perfil de visitante. Que forma estrategica foram colocados lá, porque atender as deamandas do meu perfil de usuário. Para garantir mais sucesso no uso, a primeira pergunta ao acessar o aplicativo de RA foi - qual a idade, este é uma estratágia para manter o "foco de mercado" no momento mais importante - durante a visita física. Atualmente, em outros aplicativa há visitas a pé desenhadas para pets. PET-tours em RA. Assim o viajante faz sua obrigação que todos donos de pets têm, sem perder tempo e conhecer mais sobre o novo destino. Uma estratégia, com uso de tenonologia, e não uma tecnologia cara e adquirada que depois se perder por que ela é entendida como FIM, porém é apenas um MEIO do processo de construção de experiências e o uso de realidade aumentada não é diferente.
Ao usar o Toscany+ só foi válido porque haviam conteúdos releventes para o meu perfil de visitante. Que forma estrategica foram colocados lá, porque atender as deamandas do meu perfil de usuário. Para garantir mais sucesso no uso, a primeira pergunta ao acessar o aplicativo de RA foi - qual a idade, este é uma estratágia para manter o "foco de mercado" no momento mais importante - durante a visita física. Atualmente, em outros aplicativa há visitas a pé desenhadas para pets. PET-tours em RA. Assim o viajante faz sua obrigação que todos donos de pets têm, sem perder tempo e conhecer mais sobre o novo destino. Uma estratégia, com uso de tenonologia, e não uma tecnologia cara e adquirada que depois se perder por que ela é entendida como FIM, porém é apenas um MEIO do processo de construção de experiências e o uso de realidade aumentada não é diferente.
É uma
solução? É uma solução MEIO, não FIM. Como exemplo o jogo do Pokémon Go, que é
um aplicativo, um game em RA, talvez o mais popular, pois há 40 milhões de
usuários regulares. Empresas e destinos de visitação começaram a usar este aplicativo de jogos em seu benefício, criando
itinerários de visitantes do Pokémon Go ou outro conteúdo típico local, dentro do jogo. Mais uma
opção de roteiro inovadora e inesperada. Um aplicativo de RA pode ser uma interface a ser usada para explorar sua
cidade, destino ou território.
Imagem: Pokemom GO, Paris, 2017.
Uma realidade melhorada através do envolvimento nas experiências do cliente
Como a
realidade aumentada pode fornecer valor a longo prazo para visitantes e
indústria do turismo? A RA tem o potencial de apoiar as experiências turísticas
por meio de novos modos de atendimento ao visitante, narrativa e “game-ficação”?
Pode apoiar estratégias de CRM e de marketing de resultados? Por exemplo, poderiam
usar o RA para dar informações turísticas em diversos idiomas? Oferecer mapas e
guias para públicos específicos de nicho, oferecer contexto histórico ou
cultural adicional a uma experiência, mostrar como seus destinos apareceriam em
uma estação diferente ou criar jogos educativos para aprenda sobre a história e
a vida selvagem de uma região ou como forma de entretenimento para crianças e adultos em viagem. A
resposta certa é SIM para todos questinamentos. É possível, é real e diria que com uso de tecnologia
velha, dois anos atrás, que hoje é velho, porém seria um passo grandioso para a
empresa, destino ou território que se aventurar no Futourism do Brasil com
novos usos de tecnologias.
Imagem: Empresa COM SCHOOL, campanha ganhadora.
Outro exemplo, encontrado em viagens, é o aplicativo
do VISIT DUBLIN tem uma função inovadora – estátuas falantes
e é um ótimo exemplo. Os visitantes podem usar o aplicativo para conhecer figuras
históricas nos locais importantes e pontos históricos. Essas experiências foram desenhadas para aproximar. Quem não gostaria de ouvir um
poema de Joyce, na terra dele, e na frente da estátua dele?
No entanto,
a criação de um aplicativo RA pode ser um empreendimento complicado e caro. O
que é realista para organizações ou destinos preocupadas com o orçamento? Ideia
é criar um sistemas simples de monitoramento, não observatórios, estratégias de
análise de dados reais, técnicas de gerar informações que possam "alimentar sistemas", é o passo primeiro para o bom uso de RA. Permitir o novo é fundamental também. Fale com gente nova,
transforme o problemas em uma oportunidade profissional para os novos, o futurismo do Brasil depende de uma nova forma de ver e agir com relação a atração de fluxo turístico.
Para se
inspirar, conheci a POAdigital,
uma iniciativa de Porto Alegre no RS, com quem estou estudando soluções para “lançar”
um território turístico 100% digitalizado e tecnológico. Desafiador? Sim.
Impossível de fazer? Não. Faça seu aproach, só se tiver estratégias e dados.
Como a RA impactará o marketing de destino do
futuro?
No meu
entender, a RA a educação, o entretenimento e a qualidade da “entrega turística”.
Uma forma sustentável de gerar a informação desejada e entrega la na hora
exata, proporcionando itens que complementam a experiência turística, por meio
do desenho do uso. Então o passo primeiro é “visualizar” , fazer exercícios de “Futourism do Brasil”,
trazer elementos pensados para o setor em 2030, para hoje, para 2020. Agora. Aqui para o Brasil!
Ver o futuro é o passo primeiro, tornarno realidade. Não há como não pensar em RA no Futourism do Brasil.
Com RA é possível
ver passado, alinhado ao um restaurante pode-se “experimentar” o receitas do
passado. É um novo mundo, um mundo onde não basta usar RA, é necessário pensar
realidades possíveis no contexto turístico para associar a outros usos e principalmente gerar novos negócios por meio do aumento do fluxo de visitantes ao territórios turístico.
Imagine
visitar a fortalezas portuguesas do Brasil, com RA e “sincronizar” com
restaurantes tematizados? É uma das realidades possíveis, com o RA. Reforçando,
sempre que deve ser usada como meio nunca como fim. A tecnologia será útil para: informação,
inspiração, navegação, educação, tradução - tudo em um aplicativo. Os viajantes
usarão a tecnologia RA para escolher seus destinos e atividades antes e durante
a viagem. Por fim, eles experimentarão o planejamento e a viagem de uma maneira
muito mais interativa e enriquecedora que parecerá uma jornada própria. RA não
é a experiência turística nem tão pouco vai gerar lembranças ao visitante,
simplesmente irá “auxiliar” com informações na hora certa entregues ao usuário-visitante. A experiência virtual está para os
conceitos de “user design”, a experiência turística e a soma da virtual+user
desing+emocional+contato durante um encontro REAL. Assim RA enriquece em "camadas do descobrimento" e promove condições para prestar serviços e visitas que torna se ão mais
otimizados e personalizados – hoje, agora! O uso da realidade ampliada é urgente ao setor setor e ao Futourism do Brasil.
Aos parceiros e amigos, desejo,
Suce$$o sempre,
Ornelas.
*Ornelas é um think tank da Essência Náutica do Brasil. Foi o coordenador voluntário do GTT NAUTICO SC (2011-2017). Fundador e Presidente da ANCORA (Ass. Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil) também desenvolveu o Pólo Náutico de Tijucas por meio do conceito SMART SEA criado por sua empresa, a OSN CONSULTORIA. É sócios em marinas no Brasil e fundou o Complexo Náutico TMC.
FONTE:
OSN Consultoria, Florianópolis, SC, Brasil.
https://www.osnconsultoria.com.br/serviços
ANCORA da Economia do Mar, Itapema, SC, Brasil
https://www.economiadomar.com.br/smart-sea
https://www.osnconsultoria.com.br/serviços
ANCORA da Economia do Mar, Itapema, SC, Brasil
https://www.economiadomar.com.br/smart-sea
Referências Bibliográficas:
Blog
Destination Think: https://destinationthink.com/blog/destinations-benefit-virtual-reality/
Empresa POKEMOM INC https://pokemongolive.com/en/ e https://pokemongolive.com/events/community-day/
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