Estar à frente da mudança é uma demanda real. Enquanto líderes de mercado reconhecem o valor de melhores dados e insights (percepção individual) para melhorar a qualidade de tomada decisão em seus projeto e propostas comerciais. Algumas organizações não estão equipadas para explorar essas oportunidades ao máximo.
A inteligência de mercado fornece às empresas meios pelos quais elas passam a entender as necessidades de seus clientes - novos e existentes - para acelerar sue crescimento e adaptar-se rapidamente como novos participantes quebram barreiras entre as indústrias. E o mesmo vale para serviços, comércio e turismo de forma geral.
A inteligência de mercado fornece às empresas meios pelos quais elas passam a entender as necessidades de seus clientes - novos e existentes - para acelerar sue crescimento e adaptar-se rapidamente como novos participantes quebram barreiras entre as indústrias. E o mesmo vale para serviços, comércio e turismo de forma geral.
Menciono
empresas como parte mais relevante de aceleração do mercado e de território,
porém as Prefeituras e as entidades da sociedade civil também dependem da
construção de suas respectivas inteligências para fazerem bem feito o seu papel
dentro do desenvolvimento sustentável e competitivo. Que é impulsionado pelos
investimentos privados, por leis e métodos públicos adequados (inteligentes) e
com apoio dos agentes sociais organizados para ajudar e distribuir os benefícios
do crescimento econômico de determinado território.
“...
40% dizem que sua inteligência de mercado está fraca e desalinhada com
o
mercado global. E estão disposta a investir neste área. Necessitam de “fornecedores”
para alinhar melhor a sua estratégia individual*. ”
Nova
pesquisa realizada com mais de 500 os assinantes do Financial Times sugerem que
muitos agora as empresas estão comprometidas em gastar mais em inteligência de
mercado. No entanto, a pesquisa também revela ansiedade por parte das empresas
sobre como maximizar o retorno de tais investimentos e aproveitar novas
oportunidades como indústrias que antes se ignoravam comecem a conversar.
Embora
garantir a visão estratégica mais incisiva seja uma prioridade para os
conselhos, muitas empresas não confiam em suas competências em áreas-chave:
•
Varredura de horizonte limitada: enquanto as organizações relatam uma boa
capacidade de usar inteligência de mercado em seus principais setores, suas
capacidades quando se trata de setores adjacentes, ou clientes ou cadeias de
suprimentos dos clientes, são muito menos avançados.
Tais
deficiências são especialmente problemáticas nesta era de convergência da
indústria.
•
Perdido na tradução: muitas organizações estão lutando para alinhar estratégias
de inteligência de mercado com as áreas comercial e imperativos estratégicos
que impulsionam seus negócios. Eles não tem o talento certo para preencher a
lacuna entre ciência de dados e experiência operacional.
•
Falha técnica: as organizações estão ansiosas para melhorar sua habilidades
técnicas, acessando uma gama mais ampla de dados para gerar discernimento;
intensificando o uso de tecnologias como artificial inteligência (IA) para
permanecer competitivo; e melhorando sua capacidade de interpretar e
contextualizar dados.
•
Dados sem democracia: as organizações temem que sejam falhando em
compartilhar informações e informações de mercado muitas organizações não
possuem uma estrutura suficientemente robusta para compartilhamento de
inteligência de mercado entre funções.
Como
o escritor David Epstein coloca em seu último livro, Gama: por que os
generalistas triunfam em um mundo especializado:
“Confiando a experiência de um único
domínio não é apenas limitadora, pode desastroso”. Como a importância de
abraçar a dinâmica e abrir novas estruturas criadas pela convergência da indústria
cada vez mais claro, vozes orientadoras capazes de conectar os pontos ser
inestimável”.
Nesse
novo ambiente, onde silos tradicionais estão sendo interrompidos todos os dias,
são aquelas empresas (ou municípios) com a mais ampla inteligência sobre o que está por vir - e
como explorá-lo - que sobreviverá e prosperar.
Aos parceiros e amigos, desejo,
Suce$$o sempre,
Ornelas.
*Ornelas é um think tank da Essência Náutica do Brasil. Foi o coordenador voluntário do GTT NAUTICO SC (2011-2017). Fundador e Presidente da ANCORA (Ass. Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil) também desenvolveu o Pólo Náutico de Tijucas por meio do conceito SMART SEA criado por sua empresa, a OSN CONSULTORIA. É sócios em marinas no Brasil e fundou o Complexo Náutico TMC.
FONTE:
OSN Consultoria, Florianópolis, SC, Brasil.
https://www.osnconsultoria.com.br/serviços
ANCORA da Economia do Mar, Itapema, SC, Brasil
https://www.economiadomar.com.br/smart-sea
https://www.osnconsultoria.com.br/serviços
ANCORA da Economia do Mar, Itapema, SC, Brasil
https://www.economiadomar.com.br/smart-sea
Referências
Bibliográficas:
1 Blog ORNELAS10
https://ornelas10.blogspot.com/
2 Blog da Economia do Mar do Brasil
https://economiadomarbrasil.blogspot.com/
3 Lembra-se da regra de 10.000 horas de sucesso? Forget About It, New York Times, maio de 2019. https://www.nytimes.com/2019/05/28/books/review/david-epstein-range.html
https://ornelas10.blogspot.com/
2 Blog da Economia do Mar do Brasil
https://economiadomarbrasil.blogspot.com/
3 Lembra-se da regra de 10.000 horas de sucesso? Forget About It, New York Times, maio de 2019. https://www.nytimes.com/2019/05/28/books/review/david-epstein-range.html
4 https://www.pwc.nl/nl/actueel-publicaties/assets/pdfs/converging-industries-drive-or-be-driven.pdf
5 Pesquisa Empresarial do Jornal Financia Times da Inglaterra em Janeiro de 2020.
*Pesquisa do Jornal Financial Times,
Janeiro 2020.
FOTOS e IMAGEM:
1 - https://www.siscog.pt/en/news/the-specific-purpose-of-artificial-intelligence/
2 - ONU - Workshop de Verão , Alemanha, 2018.
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