Sunday 5 April 2020

Turismo Inteligente URGENTE!

Em um mundo em que o pensamento lateral é ascendente das indústrias seculares, e agora das empresas é exigido mais uma vantagem – a inteligência, a única forma de manter empresas, municípios e entidades da sociedade civil competitivas no mercado é entender os aspectos da inteligência, a inteligência coletiva de um determinado grupo de trabalho.  


                              


Estar à frente da mudança é uma demanda real. Enquanto líderes de mercado reconhecem o valor de melhores dados e insights (percepção individual) para melhorar a qualidade de tomada decisão em seus projeto e propostas comerciais. Algumas  organizações não estão equipadas para explorar essas oportunidades ao máximo.

A inteligência de mercado fornece às empresas meios pelos quais elas passam a entender as necessidades de seus clientes - novos e existentes - para acelerar sue crescimento e adaptar-se rapidamente como novos participantes quebram barreiras entre as indústrias. E o mesmo vale para serviços, comércio e turismo de forma geral.

Menciono empresas como parte mais relevante de aceleração do mercado e de território, porém as Prefeituras e as entidades da sociedade civil também dependem da construção de suas respectivas inteligências para fazerem bem feito o seu papel dentro do desenvolvimento sustentável e competitivo. Que é impulsionado pelos investimentos privados, por leis e métodos públicos adequados (inteligentes) e com apoio dos agentes sociais organizados para ajudar e distribuir os benefícios do crescimento econômico de determinado território.  


“... 40% dizem que sua inteligência de mercado está fraca e desalinhada com
 o mercado global. E estão disposta a investir neste área. Necessitam de “fornecedores” 
para alinhar melhor a sua estratégia individual*. ”


Nova pesquisa realizada com mais de 500 os assinantes do Financial Times sugerem que muitos agora as empresas estão comprometidas em gastar mais em inteligência de mercado. No entanto, a pesquisa também revela ansiedade por parte das empresas sobre como maximizar o retorno de tais investimentos e aproveitar novas oportunidades como indústrias que antes se ignoravam comecem a conversar.


Embora garantir a visão estratégica mais incisiva seja uma prioridade para os conselhos, muitas empresas não confiam em suas competências em áreas-chave:

Varredura de horizonte limitada: enquanto as organizações relatam uma boa capacidade de usar inteligência de mercado em seus principais setores, suas capacidades quando se trata de setores adjacentes, ou clientes ou cadeias de suprimentos dos clientes, são muito menos avançados.

Tais deficiências são especialmente problemáticas nesta era de convergência da indústria.

Perdido na tradução: muitas organizações estão lutando para alinhar estratégias de inteligência de mercado com as áreas comercial e imperativos estratégicos que impulsionam seus negócios. Eles não tem o talento certo para preencher a lacuna entre ciência de dados e experiência operacional.

Falha técnica: as organizações estão ansiosas para melhorar sua habilidades técnicas, acessando uma gama mais ampla de dados para gerar discernimento; intensificando o uso de tecnologias como artificial inteligência (IA) para permanecer competitivo; e melhorando sua capacidade de interpretar e contextualizar dados.

Dados sem democracia: as organizações temem que sejam falhando em compartilhar informações e informações de mercado muitas organizações não possuem uma estrutura suficientemente robusta para compartilhamento de inteligência de mercado entre funções.

Como o escritor David Epstein coloca em seu último livro, Gama: por que os generalistas triunfam em um mundo especializado:

“Confiando a experiência de um único domínio não é apenas limitadora, pode desastroso”. Como a importância de abraçar a dinâmica e abrir novas estruturas criadas pela convergência da indústria cada vez mais claro,  vozes orientadoras capazes de conectar os pontos ser inestimável”.



                                              Fonte: Workshop de Verão da ONU na Alemanha, 2018. 

Nesse novo ambiente, onde silos tradicionais estão sendo interrompidos todos os dias, são aquelas empresas (ou municípios) com a mais ampla inteligência sobre o que está por vir - e como explorá-lo - que sobreviverá e prosperar.

Aos parceiros e amigos, desejo,

Suce$$o sempre, 

Ornelas. 

#TURISMOinteligente  #maisNEGOCIO#MUNICIPIOSinteligentes

*Ornelas é um think tank da Essência Náutica do Brasil. Foi o coordenador voluntário do GTT NAUTICO SC (2011-2017). Fundador e Presidente da ANCORA (Ass. Nacional de Cooperação em Redes de Apoio à Economia do Brasil do Brasil) também desenvolveu o Pólo Náutico de Tijucas por meio do conceito SMART SEA criado por sua empresa, a OSN CONSULTORIA. É sócios em marinas no Brasil e fundou o Complexo Náutico TMC.  

FONTE
OSN Consultoria, Florianópolis, SC, Brasil. 
https://www.osnconsultoria.com.br/serviços 

ANCORA da Economia do Mar, Itapema, SC, Brasil  
https://www.economiadomar.com.br/smart-sea


Referências Bibliográficas:

1 Blog ORNELAS10
 https://ornelas10.blogspot.com/

2 Blog da Economia do Mar do Brasil 
https://economiadomarbrasil.blogspot.com/

3 Lembra-se da regra de 10.000 horas de sucesso? Forget About It, New York Times, maio de 2019. https://www.nytimes.com/2019/05/28/books/review/david-epstein-range.html


5 Pesquisa Empresarial do Jornal Financia Times da Inglaterra em Janeiro de 2020.
*Pesquisa do Jornal Financial Times, Janeiro 2020.  

FOTOS e IMAGEM:
1 - https://www.siscog.pt/en/news/the-specific-purpose-of-artificial-intelligence/
2 - ONU - Workshop de Verão , Alemanha, 2018. 

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