Thursday, 23 October 2025

FUTOURISMO: Plano Diretor além de JK


A Responsabilidade da "Desconstrução" e 

do "Final da Estrada"


Imagem: Prefeitura Municipal de Curitiba. 


A sua colocação sobre a "desconstrução" é vital. Em muitos casos, o desenvolvimento de hoje exige desfazer o que foi feito com a mentalidade de JK:

  1. Desconstrução de Vias Elevadas (Elevados e Viadutos): Exemplos como a demolição do Elevado da Perimetral no Rio de Janeiro (Porto Maravilha) mostram que, para criar um novo modelo de desenvolvimento (econômico e social), é preciso remover o ícone do modelo rodoviário anterior.

  2. Desconstrução da Visão Rodoviarista Pura: O foco deve migrar de "abrir mais pistas" para "planejar o fluxo de pessoas", investindo em trilhos, ciclovias e calçadas.

Portanto, a frase de JK hoje se traduz atualmente em:

"Governar, no século XXI, é planejar a estrada do desenvolvimento, definindo, com responsabilidade e visão regional, o destino (sustentabilidade) e tendo a coragem de desconstruir o que impede a chegada a esse futuro." PDM, Rio Grande, Álvaro Ornelas, 2015

O Plano Diretor Municipal, com sua visão de longo prazo e caráter regional, é exatamente o instrumento que permite essa transição do mero ato de "abrir estradas" para a complexa e necessária arte de definir o futuro do território do município e da região onde está inserido. 


No comments: